Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A comunidade de Porto Marinho, em São Sebastião do Paraíba, já está realizando os preparativos para a II Festa da Colheita do Arroz Anã. A iniciativa busca valorizar o produto local, que é conhecido por seu sabor e tradição. O evento está marcado para o dia 24 de junho.
O Arroz Anã é produzido através da agricultura familiar, por moradores de uma comunidade ribeirinha localizada às margens do Rio Paraíba do Sul. O produto, que já se tornou a base da culinária regional, é produzido sem o uso de pesticidas ou adubos químicos, e mantém uma cultura ecológica e sustentável.
Em maio do ano passado, a localidade de Porto Marinho sediou a sua I Festa da Colheita do Arroz Anã. Na ocasião, o Senac RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em parceria com a prefeitura, preparou uma programação com oficinas e aulas-show que abordaram a importância do arroz para a alimentação local e seu potencial para a gastronomia. O evento também marcou o lançamento do livro “Muito prazer, Arroz Anã”, que reúne mais de 60 receitas para serem feitas com o grão.
Atualmente, o Arroz Anã vem ganhando cada vez mais espaço no mercado local e agora também está sendo vendido no centro do município de Cantagalo. Desde dezembro de 2022, o grão pode ser encontrado na loja de produtos naturais “Grãos da Serra”, localizada no centro da cidade.