Inaugurada remodelação da Praça da Matriz e nova iluminação da Praça João XXIII

A Prefeitura de Cantagalo promoveu solenidade para a inauguração das obras de remodelação da Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, e da nova iluminação da Praça João XXIII, o jardim da cidade. O evento foi realizado um pouco antes da apresentação da peça ‘Três Marias’, da Companhia Crias da Casa, que também foi realizada na Praça da Matriz, no dia 28 de junho.

No caso da Praça da Matriz, a Prefeitura de Cantagalo utilizou recursos e pessoal próprios para a realização do trabalho e execução do projeto, que consistiu na retirada dos antigos canteirões, fixados no início da década de 1990. “Nossa intenção foi modernizar a praça e, ainda, ganhar espaço, já que o novo projeto trouxe a implantação de vasões de plantas móveis em lugar dos canteiros fixos.

Os bancos também são removíveis e podem ceder espaço para a realização de eventos, como o que está acontecendo agora, com a encenação da premiada peça ‘Três Marias’, que é de autoria do cantagalense Gabriel Naegele”, destacou o prefeito Saulo Gouvea (PT), que recebeu vários convidados para a solenidade.

A iluminação também foi modernizada e os postes disponibilizados de forma a não interferirem no espaço central da praça. Outras duas ações foram a colocação de um banner representando a fachada do antigo prédio chamado popularmente de ‘Solar dos Ventura’. Segundo o prefeito, a área foi adquirida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), mas a fachada será reconstruída para recompor a paisagem da praça, conforme acordo já firmado com a presidência do TJ-RJ. As laterais do prédio do Fórum também receberam iluminação especial, com refletores que reforçam as cores e os contornos arquitetônicos do prédio histórico, que se harmoniza com a própria Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.

Já dentro do jardim, a Praça João XXIII, os antigos postes e luminárias foram substituídos por novos e que privilegiam o contorno da praça. Várias partes da praça, antes meio escuras, foram beneficiadas com a nova iluminação. O prefeito Saulo Gouvea informou que o trabalho foi realizado sob consulta ao Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), que também vai participar do novo projeto de paisagismo que será implantado em breve na praça. “Primeiro, vamos, junto ao Inepac, promover a restauração do coreto, uma obra que data do início da década de 1920 e que é tombada como patrimônio cultural do estado do Rio de Janeiro. Após a conclusão dessa obra, faremos a de paisagismo da praça, que precisa ser revitalizada sem, no entanto, mexer nas suas características”, anunciou o prefeito.

Ver anterior

Agência dos Correios pode ser reaberta em Euclidelândia

Ver próximo

‘Voltei a trabalhar na Petrobras nesta segunda feira, dia 30’

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!