Incêndios em áreas de vegetação podem causar interrupções no fornecimento de energia

Nesta época do ano, quando o clima fica mais seco e chove pouco, é comum a incidência de queimadas em áreas de vegetação. Além dos danos ao meio ambiente, o fogo também pode atingir a rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia. Em 2019, cerca de 11.000 clientes da concessionária ficaram sem luz em função de 32 episódios de queimadas e incêndios em regiões de mata, como exemplo em Barra do Piraí, Três Rios e Carmo.

Queimadas
Queimadas

O Coordenador de Operação da Light, Joelson Brum, explica que os incêndios podem provocar o desligamento de circuitos elétricos e a queima de diversos equipamentos de rede. “Quando isso acontece, milhares de clientes podem ficar sem energia. Além disso, o tempo para a normalização do serviço nestes casos é maior, pois é necessária uma parceria com o Corpo de Bombeiros para combater as chamas e, consequentemente, a substituição de todos os equipamentos danificados”, explica.

O coordenador destaca ainda que a Light realiza serviços de manutenção preventiva em sua rede de distribuição para diminuir a probabilidade de ocorrências. “Entre as ações, estão a poda de árvores próximas à rede elétrica da companhia. A empresa ainda realiza aceiros ao redor dos postes e roçadas nas faixas de servidão das linhas de transmissão e distribuição”, finaliza Joelson.

Dicas para evitar queimadas

A população também pode fazer sua parte para prevenir a ocorrência das queimadas. Confira as dicas da Light:

  • Não lance pontas de cigarro próximo a vegetação – com a baixa umidade do ar, a vegetação seca pega fogo com mais facilidade;
  • Lugar de lixo é na lixeira. Latas de metal, cacos e garrafas de vidro descartados inadequadamente podem se aquecer ao sol e acabar ocasionando incêndios.
  • Não solte balões. A prática, além de perigosa, é crime e pode ocasionar incêndios.
  • Ao realizar acampamentos, apenas acenda fogueiras após limpar o local, retirando completamente a vegetação em volta, e se certificar de que está em uma área aberta. Ao terminar a atividade, apague a fogueira com água e apague e resfrie as brasas. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasa.

Ver anterior

Programa Estadual de Transplantes bate novo recorde e atinge o 3° lugar nacional em números de doadores

Ver próximo

Como se manter protegido em casa quando um familiar está com Covid-19?

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!