Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em 2009, 16 unidades de ensino da rede municipal estavam classificadas como “escolas prioritárias”, denominação dada àquelas que não haviam alcançado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estipulado. Estas escolas elaboraram seus planos e os enviaram ao Ministério da Educação com o auxílio da equipe da Secretaria Municipal de Educação, que, a partir de então, passou a monitorar a sua execução, acompanhando as escolas em relação às atividades planejadas.
No ano de 2011, apesar da tragédia climática ocorrida na cidade, foi registrado um aumento no Ideb do município, que passou de 4,9 para 5,4, ultrapassando a meta programada para aquele ano. Vale ressaltar que a grande maioria das unidades de ensino atingiu suas metas e/ou aumentou o valor do Ideb. Em relação às primeiras prioritárias, somente uma unidade não alcançou o índice proposto, enquanto outras melhoraram muito, caso da Escola Municipal Francisco Silveira, que chegou a alcançar 5,8, aumentando, em mais de dois pontos, o valor registrado em 2007, que foi de 3,6.
Relativo ao ano de 2011, o número de escolas prioritárias caiu para 11, representando uma grande vitória para todos, principalmente pelo momento que o município estava passando. O trabalho de acompanhamento e monitoramento continuava com as “antigas” prioritárias e as “novas” (11 unidades foram incluídas em 2011).
Ao mesmo tempo, o Ministério da Educação criou o PDE interativo (Plano de Desenvolvimento da Escola), dando oportunidade para que todas as unidades pudessem usar esta ferramenta, que envolve diagnóstico, planejamento e execução de ações pedagógicas, de acordo com as necessidades destas unidades de ensino.
De acordo com o Ideb do ano de 2013, a rede municipal de ensino de Nova Friburgo passou a ter somente uma escola prioritária. Inicialmente, eram 16 (2009), passaram para 22 em 2011, chegando a apenas uma no ano passado, o que demonstra a evolução da educação nestas unidades.
Desde que o município de Nova Friburgo passou a integrar o grupo de cidades contempladas pelo PDE escola, em 2009, a Equipe de Gestão de Capacitação e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, atualmente sob a coordenação do professor Luís Felipe Martins, tem se empenhado para que não só os índices desejados sejam alcançados, mas, principalmente, para que sejam garantidos os direitos de aprendizagem dos alunos e a melhoria da qualidade de ensino oferecido.
A mobilização da rede tem sido de suma importância para que os planos estratégicos sejam bem elaborados e possam atingir os objetivos propostos, já que o Governo Federal, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE, envia verba para que as unidades escolares invistam na infraestrutura e na aquisição de serviços e materiais de cunho pedagógico e didático, além do investimento em formação continuada.
Nova Friburgo atende 128 escolas e um número estimativo de 19 mil alunos.