Indústria cimenteira nacional estão entre menos poluentes do mundo

Esta semana, ABCP abre o concurso escolar sobre desenvolvimento sustentável na região

Promover estudos sobre o cimento, com atitude participativa pela preservação do ambiente. Esta é uma das práticas da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Uma boa notícia, que influencia diretamente no desenvolvimento brasileiro: a indústria cimenteira nacional é uma das menos poluentes do mundo. Segundo a ABCP, é possível amenizar o impacto ambiental causado pelo setor, por meio do uso de energia limpa, redução na emissão de CO² no ambiente e investimentos pesados em ações sociais e ambientais.

Uma vez que o desenvolvimento está inevitavelmente atrelado à construção civil, uma peça-chave é o cimento, que não pode ser visto como mais um material, mas sim como o insumo que agrega funcionalidade e tecnologia às edificações. Por isso, a ABCP procura estar atenta à busca de avanços tecnológicos para adequar as produções às demandas ambientais e sociais, de forma a influenciar positivamente toda a construção civil e a sociedade.

Devido ao avanço tecnológico que a indústria do concreto conquistou, graças a estudos, pesquisas e ações integradas, como as que são realizadas pela ABCP, é possível reduzir o custo das construções e trazer grandes benefícios ambientais e sociais. Assim, não há como falar em construção, desenvolvimento, ambiente e sociedade sem atrelar ao assunto temas como formação da cidadania e bem-estar da população. Para tanto, a ABCP possui projetos que visam uma atitude participativa pela preservação do planeta.

 

Concurso escolar no Centro-Norte Fluminense

Nesta quinta-feira, 27 de setembro, a ABCP, representante das associadas Holcim, Lafarge e Votorantim, lança a quarta edição do Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável dos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco. O evento, que será promovido às 18 horas, no Aldeia Hotel Fazenda, em Cantagalo, tem como tema ‘Como Tornar Minha Cidade Sustentável’.

A realização do concurso visa permitir que as escolas e os alunos apresentem propostas, através de variadas formas de expressão, que abordem soluções para se criar uma cidade sustentável. O tema do concurso abordará diversas áreas, como saúde, educação, trabalho e renda, juventude, trânsito, condições de moradia e pessoas com deficiência. Dessa forma, todas as escolas dos municípios envolvidos, sejam públicas ou particulares, poderão participar da quarta edição do concurso, que premiará alunos da educação infantil aos ensinos fundamentais I e II.

Por outro lado, a feira também tem sua parte mais técnica e que também envolve as três cidades do entorno do Polo Cimenteiro de Cantagalo – Cantagalo, Cordeiro e Macuco.

Durante o evento, são realizados seminários ou palestras voltados ao desenvolvimento da região como um todo, inclusive envolvendo as áreas governamentais, como as prefeituras da região, o Governo do Estado e até o Governo Federal.

ABCP – A Associação Brasileira de Cimento Portland foi fundada em 1936 com o objetivo de promover estudos sobre o cimento e suas aplicações. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida voluntariamente pela indústria brasileira de cimento, que compõe seu quadro de associados.

Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em tecnologia de cimento, a entidade tem usado sua expertise para o suporte a grandes obras da engenharia brasileira e para a transferência de tecnologia das mais diversas formas.

Ver anterior

Setor turístico recebe Seminário sobre Inovação e Sustentabilidade

Ver próximo

Plantio de árvores nas ruas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!