Indústrias do Centro-Norte abrem mais de 1 mil novos empregos nos primeiros 3 meses de 2021

As confecções instaladas no Centro-Norte Fluminense foram responsáveis pela criação de 194 novos postos de trabalho em março. Com isso, o segmento acumula 771 empregos criados nos primeiros três meses de 2021, liderando o processo de crescimento econômico da região. Levantamento feito pela Firjan através da plataforma Retratos Regionais aponta que a indústria criou 1.061 vagas de trabalho no 1º trimestre, enquanto Serviços registrou +183 vagas e o Comércio abriu +167 empregos.

A despeito das medidas restritivas de combate à pandemia adotadas em março, o segmento de confecções ampliou seu quadro de funcionários para atender o aumento de demanda em maio e junho, devido ao Dia das Mães e Dias dos Namorados, consideradas as principais datas para vendas de seus produtos. Apesar do saldo positivo em três meses consecutivos, o segmento ainda não conseguiu recuperar todas as vagas perdidas no entre março e julho do ano passado.

A Construção Civil (+129) e a Fabricação de Produtos de Metal (+97) também impulsionaram a geração de empregos no Centro-Norte Fluminense. Já o setor produtivo de Alimentos (-41) registrou mais demissões do que contratações no período.

Nova Friburgo concentrou a maior parte dos postos de trabalho criados na Indústria: foram +863 vagas entre janeiro e março, seguido por Bom Jardim (+90), Cachoeiras de Macacu (+34) e Cantagalo (+33). Na outra ponta, Macuco foi o único município a apresentar saldo negativo: -33 vagas.

É provável que em abril, quando houve um período maior de restrições, haja uma redução na velocidade de recuperação. Mas a gente entende que essa velocidade é mais constante, uma vez que boa parte das interrupções já não acontece mais. Então a tendência hoje é que tenhamos uma normalização nas contratações nos próximos meses”, disse o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

O estado do Rio de Janeiro seguiu a tendência de alta e registrou a abertura de 3.033 postos de trabalho, tornando-se a segunda maior contratante neste que foi o terceiro mês consecutivo de mais admissões do que demissões. A tendência de alta se repetiu em todos os demais grandes setores: Serviços (+7.595), Comércio (+2.270) e Agropecuária (+199), num total de 13.097 novos postos de trabalhos formais em todo o estado.

No setor de Indústrias, segmentos ligados à Construção Civil (+1.164), à Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+762) e à Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+510) impulsionaram a geração de empregos.

No saldo geral de vagas abertas, 74 dos 92 municípios fluminenses apresentaram geração líquida de emprego formal em março de 2021, frente a apenas 31 cidades que estavam contratando um ano antes, quando eclodiu a pandemia no país. Entre as regiões com melhor recuperação no setor industrial em março deste ano está o Norte Fluminense, com 1.118 novas vagas – a maior parte na Construção (+849). Outro destaque foi o Sul Fluminense (+867), especialmente pelos segmentos Automotivo (+252) e de Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+251). A capital fluminense foi a terceira maior contratante na indústria em março (+504), com destaque para a Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+239).

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Ver anterior

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2021 vão até o dia 20 de maio

Ver próximo

Empresas de eventos são incluídas no PRONAMPE

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!