Mais de 70% das indústrias fluminenses relatam aumento do custo da matéria-prima

Sondagem Industrial Especial, divulgada pela Firjan, destaca que 73,3% das indústrias fluminenses entrevistadas afirmam que em março o aumento do custo dos insumos e matérias-primas nacionais foi acima das suas expectativas. A Firjan aponta ainda que 37,4% dos industriais ouvidos na pesquisa também indicam que aumentou acima das suas expectativas a dificuldade para aquisição dos materiais dentro do prazo esperado.

Foram entrevistadas pela Firjan 345 indústrias do estado do Rio. Entre aquelas que utilizam insumos e matérias-primas importados, 60,8% declaram que o aumento desses custos superou suas expectativas e 45,2% dizem que sentiram aumento na dificuldade de conseguir os materiais dentro do prazo.

Para 31,3% dos entrevistados a normalização da oferta nacional só ocorrerá em 2023. Entre aqueles que compram os materiais importados, esse número sobe para 40,4%. A Firjan ressalta que na pesquisa anterior, realizada em novembro, 60% das empresas acreditavam que a oferta seria normalizada no primeiro semestre de 2022.

A Sondagem Industrial Especial revela ainda que, em março, 37,4% dos industriais fluminenses ouvidos pela Firjan foram afetados negativamente pelo conflito no Leste Europeu.

Entre os efeitos da guerra está o aumento do custo da energia, citado por 63,6% dos entrevistados. O aumento do preço dos demais insumos e matérias-primas é apresentado por 51,9% das empresas. Além disso, 41,9% delas relatam dificuldade para adquirir os materiais.

A pesquisa também mostra que 49,3% das indústrias que declaram alguma alteração devido ao conflito acreditam que esse fator deve continuar afetando as suas operações nos próximos seis meses.

Ver anterior

Invenções de alunos de Nova Friburgo podem agilizar e otimizar os processos da costura

Ver próximo

Alunos visitam Horto Municipal de Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!