Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Em novembro, as Indústrias do Estado do Rio de Janeiro tiveram um saldo positivo de 2.314 novos postos de trabalho, englobando tanto as Indústrias Extrativas quanto as Indústrias de Transformação. “Esse é o décimo primeiro mês consecutivo de resultados positivos, evidenciando o crescimento contínuo do setor no estado. Ao longo do ano, a Indústria fluminense já gerou 15.865 empregos, acompanhando o aumento na produção industrial, que apresentou um crescimento de 3,7% até outubro”, comenta Sérgio Duarte, presidente da Rio Indústria.
Segundo dados do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, essa análise foi realizada pelo consultor econômico William Figueiredo, da Future Tank, em parceria com a Rio Indústria.
Indústrias de Transformação
No segmento das Indústrias de Transformação, foram abertos 2.176 postos de trabalho em novembro, abrangendo 24 atividades manufatureiras. Esse é o quinto mês consecutivo com resultados positivos e mais do que o dobro do saldo registrado no mesmo mês do ano anterior (+962). Ao longo do ano, as Indústrias de Transformação fluminense geraram um total de 11.766 empregos. O Rio de Janeiro se destaca como o 5º estado que mais gerou empregos no setor industrial no Brasil, ficando à frente apenas do Espírito Santo, na região Sudeste, com um saldo de 5.707 vagas. Esse desempenho está relacionado ao baixo crescimento da produção industrial manufatureira, que teve um aumento de apenas 0,4% até outubro.
Dentre as 24 atividades manufatureiras no estado, 17 apresentaram abertura de vagas de trabalho ao longo do ano. Destacam-se as áreas de Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (+5.150), Fabricação de Combustíveis (+2.140), produtos de metal (+1.793) e produtos alimentícios (+1.373). Por outro lado, foram observados saldos negativos nas áreas de Fabricação de insumos para construção (-915), de automóveis e carrocerias (-382) e de equipamentos de informática e produtos eletrônicos (-313).
Indústrias Extrativas
No setor das Indústrias Extrativas, foram abertos 138 novos postos de trabalho em novembro, abrangendo indústrias extrativas minerais e de petróleo e gás natural. Esse é o 35º mês consecutivo com saldos positivos, sendo que a última vez que houve um resultado negativo foi em dezembro de 2020.
Ao longo do ano, as Indústrias Extrativas fluminenses geraram um total de 4.099 empregos, especialmente no setor de óleo e gás. O Rio de Janeiro se destaca como o estado que mais gerou empregos na indústria extrativa em todo o país, refletindo o forte crescimento da produção industrial, que teve um aumento de 6,8% até outubro.