Prefeito eleito de Duas Barras participa do Seminário Novos Gestores, em Brasília
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realiza uma série de vistorias na Região Serrana Fluminense. O objetivo é otimizar a instalação de dois radares meteorológicos banda x, que irão ajudar na identificação e no rastreio de tempestades à distância. A próxima visita será realizada na próxima semana, no município de Cordeiro. Lá, os técnicos irão vistoriar um terreno que possa atender à cidade de Nova Friburgo. A previsão é que as vistorias se encerrem até o final do mês e o local seja decidido até junho.
Os municípios escolhidos para terem o monitoramento reforçado são Petrópolis e Nova Friburgo, que periodicamente são afetados pelas fortes chuvas.
“Sabemos que a Região Serrana é um ponto sensível no estado quanto aos impactos gerados pelas chuvas. É prioridade não só minha, mas também do governador Cláudio Castro acelerar as medidas que mitiguem os danos climáticos dos municípios serranos. Nosso planejamento é iniciar a instalação desses radares até o final do ano”, anunciou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
No dia 8 de maio, mais um local foi vistoriado em Petrópolis. Técnicos do Inea foram até o Morro das Antenas, no bairro do Morin, para estudar a área. Os critérios analisados foram: acessibilidade; infraestrutura, como energia elétrica, internet, pontos de água e esgoto; e também a estabilidade do terreno.
“Antes de escolhermos, iremos visitar alguns locais elegíveis para a instalação desses equipamentos, e após isso, estudaremos o terreno para certificar que aquele lugar atende todos os critérios exigidos. Esse trabalho é realizado a muitas mãos, e estamos empenhados em entregar o mais rápido possível esses radares para a população que tanto sofre com as chuvas”, disse o presidente do Inea, Renato Jordão.