Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Instituto Abradee da Energia, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), anunciaram o lançamento da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, com expectativa de alcançar mais de 200 mil alunos em todo o Brasil.
No Rio de Janeiro, escolas e estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular dos 66 municípios da área de concessão da Enel no estado podem participar da ONEE 2024 e concorrer a prêmios. Na última edição, em 2022, o estado do Rio de Janeiro teve a participação de 604 estudantes, 49 professores e 34 escolas, de 17 municípios.
As inscrições estão abertas até 4 de outubro e podem ser realizadas pelos professores das escolas por meio do endereço https://www.onee.org.br/. Estima-se que pelo menos nove mil professores e três mil escolas participem da ONEE em 2024.
A competição visa engajar estudantes de todo o país em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia. Este ano, a ONEE terá a participação recorde de todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil. A Enel é apoiadora da ONEE desde a primeira edição (realizada em 2021), tendo conquistado mais de 5,2 mil medalhas nas escolas que estão em sua área de concessão.
“Estamos muito entusiasmados em participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Esta jornada estudantil, além de promover a conscientização sobre o consumo mais eficiente e seguro de energia, também inspira jovens estudantes a se engajarem para os desafios energéticos do nosso tempo. Estamos orgulhosos em promover essa iniciativa e esperamos ampliar ainda mais os excelentes resultados que tivemos nas edições anteriores”, destaca Claudia Guimarães, Head de Projetos de Sustentabilidade em Distribuição da Enel.
A iniciativa é financiada pelo PEE (Programa de Eficiência Energética) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e conta com o apoio da ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica).
Em agosto, começam as ativações educativas e, em outubro, os estudantes enfrentarão provas e dinâmicas, incluindo jogos voltados para a resolução de problemas relacionados à eficiência energética.
Prêmios e engajamento estão em jogo
Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da ANEEL, prevista para acontecer em novembro. Além da distribuição de medalhas, está garantida a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado. Os estudantes agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC.
Cronograma
- Inscrições: até 4 de outubro
- Formação de professores: 22 de julho a 5 de outubro
- Provas e Desafios (FASE I e II): 7 a 12 de outubro
- Resultado: 25 de outubro
- Evento de premiação: novembro
Passo a passo
Na primeira fase, os alunos participam de desafios em formato de games a serem resolvidos sobre o tema da olimpíada. Na 2ª fase são propostas questões objetivas sobre o assunto que devem ser resolvidas no aplicativo ou no site da ONEE. Os desafios e provas acontecem em agosto e setembro, respectivamente.
O ONEE oferece curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento. O curso possui três módulos que abordam os seguintes assuntos: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; uso seguro da energia elétrica e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.