Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em 2012, há oito categorias em disputa
Os interessados em participar do Prêmio ANA 2012 terão até 30 de junho para inscreverem, gratuitamente, seus trabalhos em oito categorias: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo. Podem concorrer aquelas ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros.
Os interessados poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento.
Concedido a cada dois anos, o Prêmio ANA terá uma comissão julgadora composta de membros externos à agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente ou patrimônio cultural. Um representante da Agência Nacional de Águas presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural terá critérios específicos. Para cada uma das oito categorias em disputa, a comissão julgadora selecionará três iniciativas finalistas. As vencedoras serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 5 de dezembro, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso, exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.
Na primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: ‘Gestão de Recursos Hídricos’, ‘Uso Racional de Recursos Hídricos’ e ‘Água para a Vida’. Na época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: ‘Conservação e Uso Racional da Água’. Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema ‘Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável’ em sete categorias.