Prefeito eleito em Carmo, Samuel do Romão, tem encontro com o deputado Bruno Boaretto
Segundo o secretário estadual de Fazenda, Renato Villela, as variações de preços de mercado dos veículos usados influencia a tabela. “Em geral, os contribuintes que não trocaram de carro pagarão menos. Mas a redução varia por tipo de veículo, ano, modelo e outras características”, explicou.
Entretanto, para alguns, o imposto chegou a ficar 54% mais caro, enquanto que, para outros, a economia chega até 50,2% em relação ao IPVA deste ano. A partir de 2012, o tributo também poderá ser pago em qualquer banco. As guias de pagamento já poderão ser impressas a partir do dia 9 de janeiro.
O imposto pode ser pago em três vezes, sem desconto. Os que optarem pelo pagamento integral terão desconto de 10%. Para isso, devem quitar o tributo até o dia do primeiro vencimento, que coincide coma primeira parcela. O estado espera arrecadar mais 13,1% em 2012. A estimativa é de recolher R$ 1,769 bilhão (em 2011, foi R$ 1,565 bilhão). Vale lembrar que, no caso do IPVA, o contribuinte está colaborando com o município, pois 50% do tributo vai para os cofres da Prefeitura e origem do emplacamento do veículo.
Para quem quiser imprimir a guia pela internet, serão três opções: os sites da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br), do Detran (www.detran.rj.gov.br) e do Bradesco (www.bradesco.com.br).