Itaocara cria duas unidades de conservação do município

O prefeito de Itaocara Geyves Maia assinou, no dia 28 de dezembro, os decretos que oficializam a criação das duas primeiras unidades de conservação do município: um monumento natural (MONA) em seis núcleos sobrepostos a uma área de proteção ambiental (APA) de 4,8 mil hectares.

As novas unidades de conservação vão permitir a captação de recursos para projetos ambientais, inclusive para fomentar a agricultura sustentável e recuperar nascentes (são 119 olhos d’água dentro da APA), por meio de compensações ambientais e repasses do ICMS Ecológico, além de protegerem os remanescentes e formações rochosas da Serra Vermelha.

Geyves comemorou a criação das duas unidades de conservação e já solicitou uma atenção especial para a região, que possui vocação para o turismo ecológico e rural tal como a APA do Rio do Colégio em São Fidélis e o Monumento Natural da Serra da Bolívia em Aperibé.

O prefeito agradeceu pelo empenho à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI) e também ao apoio fundamental dado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

Geyves também solicitou estudos técnicos para proteger os fragmentos urbanos da Mata Atlântica, na Sede de Itaocara, com projeto em andamento para um Parque Municipal nas áreas de posse e domínio público do bairro Adolvani.

Ver anterior

Concurso de prosa e poesia de Duas Barras

Ver próximo

Prefeitura de Friburgo garante R$ 180 mil para cada escolas de samba

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!