Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Estudantes e professores do Ensino Médio Empreendedor do Ciep 275 – Lenine Cortes Falante, em Itaocara, desenvolveram o Projeto Identidade, uma iniciativa cujo objetivo é divulgar as belezas naturais, monumentos e espaços culturais para moradores e visitantes da cidade. O trabalho também visa despertar nos alunos o interesse pela história do município e, ainda, a possibilidade de se tornarem guias turísticos.
Dentro do projeto, os estudantes criaram um roteiro que exigiu visitas a diversos locais da cidade, criação de fotos e muita pesquisa. Eles também promoveram ações de divulgação e promoção do turismo local em vários pontos de Itaocara.
O professor de História, Jorge Henrique Brito, que coordenou o projeto, destaca que o trabalho foi pensado para ensinar e contar a história dos pontos turísticos do município.
“Os alunos percorreram a cidade com o Roteiro Turístico, guia criado pensando na promoção do turismo da cidade e explicaram a história de cada espaço“, afirma o professor.
Os estudantes visitaram locais como as praças da Geografia, da Matemática, de Adão e Eva e conheceram vários monumentos.
João Pedro de Souza, de 17 anos, está na 3ª série do Ensino Médio e sonha cursar Direito. Ele conta que a sua participação na iniciativa foi uma oportunidade para exercer sua prática argumentativa, o que considera importante para a carreira que escolheu.
“O projeto também me ajudou a entender o que posso fazer para contribuir com a cidade, me tornando um cidadão mais ativo“, afirmou o aluno.
O secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Alexandre Valle, destaca que é importante que os professores da rede desenvolvam projetos que estreitam a relação entre o município e os alunos.
“Iniciativas como essa devem ser seguidas. Nossos estudantes precisam conhecer mais a história do lugar onde vivem“, disse o secretário.