Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O curso, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaocara, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Emater, Sindicato Rural, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Biasse, é uma iniciativa para a preservação dos recursos hídricos.
Composto por uma parte teórica, realizada no auditório da Prefeitura, e outra prática, ocorrendo em uma propriedade próxima a Duas Porteiras, este curso aborda conceitos fundamentais, tais como legislação ambiental relacionada às nascentes, qualidade da água, Áreas de Proteção Permanente, estratégias de proteção e recuperação, além de identificar as espécies vegetais mais adequadas para o plantio nas proximidades das nascentes.
Na parte prática, os participantes são guiados por instrutores especializados para realizar uma ação crucial conhecida como “selamento da nascente“.
Esse procedimento inclui a limpeza da área e a construção de uma barreira com pedras, argila e cimento, visando impedir a contaminação e o assoreamento da fonte por enxurradas e pisoteio de animais, garantindo assim um aproveitamento sustentável da água e preservando a integridade e a qualidade da nascente.