Itaocara quer criar duas unidades de conservação na zona rural

Foi realizada a consulta pública para proposta de criação de duas unidades de conservação na zona rural do Município de Itaocara, reunindo autoridades locais, pesquisadores, ambientalistas, representantes de sindicatos e entidades ligadas à agricultura no Clube União.

O processo foi conduzido pela Prefeitura de Itaocara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do Programa de Apoio às Unidades de Conservação – ProUC.

Além das contribuições presenciais, também foi possível fazer contribuições, de 29 de novembro a 13 de dezembro, nos locais de consulta à proposta (na recepção da Prefeitura de Itaocara, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e no posto de saúde de Estrada Nova), por e-mail ou documentos protocolados.

O estudo técnico foi apresentado pelo secretário Seylor Ornellas, com ênfase na proteção de mananciais. A coordenadora do ProUC, Renata Lopes, disse estar orgulhosa ao poder riscar muito em breve o nome de Itaocara da pequena lista de apenas seis municípios do estado ainda sem áreas protegidas. O antropólogo Márcio destacou o potencial para o ecoturismo na região de Serra Vermelha.

O prefeito Geyves Maia está bastante entusiasmado em ser o primeiro prefeito a criar unidades de conservação no Município, um marco no desenvolvimento sustentável, com previsão de proteger mais de 100 nascentes em uma área de mais de 4,8 mil hectares (um Monumento Natural – MONA de 1,1 mil hectares em seis núcleos sobrepostos em uma grande Área de Proteção Ambiental – APA), e um importante passo para aumentar os repasses do ICMS Ecológico.

Ver anterior

“Lanciano”, por Dr Júlio Carvalho

Ver próximo

Programa para aumentar capacidade energética de municípios com indústrias de grande porte

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!