Unidade de Rebeneficiamento de Cafés da Região Serrana é inaugurada em Bom Jardim
A Prefeitura de Itaocara realizou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a coleta de informações detalhadas das áreas com média e alta prioridade de conservação e recuperação das florestas nativas com objetivo de integrar os estudos para criação de unidades de conservação. O Município é um dos poucos no estado ainda sem Unidades de Conservação.
Um dos estudos técnicos já está em andamento, visando a proteção de cerca de 820 hectares de floresta nativa. Os dados serão disponibilizados posteriormente para consulta pública, recebendo análises, sugestões e críticas.
Alguns dos locais vistoriados, todos por meio de acessos públicos, têm belíssimas paisagens, com viés para criação de monumentos naturais, categoria de UC que não precisa de desapropriação. Outros possuem riqueza em biodiversidade. As vistorias visam atender o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.
As informações coletadas estão sendo passadas a uma empresa terceirizada pela Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, que está disposta em ajudar o Município de Itaocara a criar suas unidades de conservação. A conservação da fauna e flora é uma das bandeiras defendidas pelo prefeito Geyves Maia.
O secretário de Meio Ambiente, Seylor Ornellas, está bastante entusiasmado com os avanços dos trabalhos. “Os resultados positivos começam a ser colhidos a médio prazo“, afirmou.