Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Seu filho, o engenheiro agrônomo, Cláudio Roberto Silva de Moraes, já foi vereador e secretário de Saúde de Trajano de Moraes. Ele também administra a Fazenda Olaria, de João de Mores, localizado na região de Barra dos Passos, com criação de gado de leite e produção de mel de abelhas.
João de Moraes, que é aposentado do serviço público, também é músico: toca acordeon desde os 15 anos de idade. Durante a visita da reportagem do JORNAL DA REGIÃO, João de Moraes fez questão de tocar algumas músicas e recordar o tempo em que animava bailes no município.
Muitas conquistas de Trajano de Moraes tiveram o trabalho do ex-prefeito. A criação do Hotel da Flumitir, criação de um conjunto habitacional, a construção do hospital e várias escolas e o asfaltamento de várias ruas são obras que marcaram os 18 anos em que Moraes esteve à frente da Prefeitura. “Eu não tinha ideologia política. Já fui de vários partidos. Sempre tive bons relacionamentos com o governador do estado e, por isso, consegui vários benefícios para meu município”, justifica Joãozinho, como costuma ser chamado.
O filho do ex-prefeito, Cláudio Roberto Moraes, afirmou que pretende criar um museu na Fazenda Olaria, para ser inaugurado no próximo ano, quando do aniversário do pai. “Pretendo restaurar o prédio onde funcionou um armazém de café, e colocar peças da época colonial e um pouco da história de João de Moraes quando foi prefeito”, contou Roberto Moraes.
O acervo histórico da Fazenda Olaria de Trajano de Moraes é muito grande e vem desde o período do Império. “A sede da fazenda Olaria é um verdadeiro museu, demonstrativo fiel do passado da localidade, onde destacam-se os salões de música e a biblioteca, de finíssima decoração e apurado gosto artístico”, consta do livro Forças Vivas da Nação, de 1984.
Os proprietários da Fazenda Olaria pretendem abrir o local para visitação pública de estudantes e turistas, oferecendo restaurantes, pescaria, visita ao museu e contatos com o meio rural.
A Fazenda Olaria tem muito história, inclusive o ex-presidente do Estado do Rio de Janeiro, Raul Veiga de Moraes, nasceu nesta localidade.