João de Moraes foi prefeito durante 18 anos em Trajano de Moraes

Seu filho, o engenheiro agrônomo, Cláudio Roberto Silva de Moraes, já foi vereador e secretário de Saúde de Trajano de Moraes. Ele também administra a Fazenda Olaria, de João de Mores, localizado na região de Barra dos Passos, com criação de gado de leite e produção de mel de abelhas.

João de Moraes, que é aposentado do serviço público, também é  músico: toca acordeon desde os 15 anos de idade. Durante a visita da reportagem do JORNAL DA REGIÃO, João de Moraes fez questão de tocar algumas músicas e recordar o tempo em que animava bailes no município.

Muitas conquistas de Trajano de Moraes tiveram o trabalho do ex-prefeito. A criação do Hotel da Flumitir, criação de um conjunto habitacional, a construção do hospital e várias escolas e o asfaltamento de várias ruas são obras que marcaram os 18 anos em que Moraes esteve à frente da Prefeitura. “Eu não tinha ideologia política. Já fui de vários partidos. Sempre tive bons relacionamentos com o governador do estado e, por isso, consegui vários benefícios para meu município”, justifica Joãozinho, como costuma ser chamado.

O filho do ex-prefeito, Cláudio Roberto Moraes, afirmou que pretende criar um museu na Fazenda Olaria, para ser inaugurado no próximo ano, quando do aniversário do pai. “Pretendo restaurar o prédio onde funcionou um armazém de café, e colocar peças da época colonial e um pouco da história de João de Moraes quando foi prefeito”, contou Roberto Moraes.

O acervo histórico da Fazenda Olaria de Trajano de Moraes é muito grande e vem desde o período do Império. “A sede da fazenda Olaria é um verdadeiro museu, demonstrativo fiel do passado da localidade, onde destacam-se os salões de música e a biblioteca, de finíssima decoração e apurado gosto artístico”, consta do livro Forças Vivas da Nação, de 1984.

Os proprietários da Fazenda Olaria pretendem abrir o local para visitação pública de estudantes e turistas, oferecendo restaurantes, pescaria, visita ao museu e contatos com o meio rural.

A Fazenda Olaria tem muito história, inclusive o ex-presidente do Estado do Rio de Janeiro, Raul Veiga de Moraes, nasceu nesta localidade.

Ver anterior

Professor de Boa Sorte fará capacitação no Congresso

Ver próximo

Cordeiro sedia reunião do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!