Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os jogos estudantis de 2022, além de valorizar o esporte, podem revelar jovens talentos para diversas práticas esportivas. Foto: Reprodução/Internet
A Prefeitura Municipal de Carmo, através da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou entre os dias 18 e 21 de outubro, a edição 2022 dos Jogos Estudantis (Jecar). A iniciativa conta com campeonatos de esportes diversos, como o atletismo, futsal, futevôlei, jogos de xadrez, tênis de mesa, queimada, cabo de guerra, entre outros.
O projeto reúne estudantes de escolas e instituições educacionais de todo o município e busca descobrir novos talentos para o esporte e promover a prática esportiva. O evento também é importante para garantir a integração e o intercâmbio dos alunos, visando ampliar a socialização e a criação de hábitos saudáveis.
Na cidade, os jogos estudantis aconteceram na quadra Ciro Vieira e também no Campo do Carmense. O encontro reuniu 14 escolas, entre públicas, particulares, do Estado e o Colégio Militar. Além de estudantes, professores, diretores e diversos profissionais da educação, autoridades municipais também estiveram presentes. Prestigiaram a competição vereadores, o prefeito Sérgio Soares e o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Marcelo Soares (Merica).
Quando surgiram os jogos estudantis?
Os Jogos Escolares Brasileiros, também conhecidos como JEBs, são um evento esportivo e escolar, realizados há mais de 50 anos. A iniciativa foi criada em 1969 pela antiga divisão de Educação Física e Desporto do Ministério da Educação e Cultura (DEF/MEC). A primeira edição de estreia foi realizada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Deste então, a iniciativa passou a ter âmbito nacional e acontece todos os anos em cada estado do país.