Jogos Florais reúnem trovadores de várias partes do país em Cantagalo

Fazendo parte da programação cultural de comemoração dos 201 anos de emancipação político-administrativa de Cantagalo, os XI Jogos Florais reuniram, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, no último sábado, 7 de março, dezenas de trovadores de várias partes do país.

No total, de acordo com a delegacia da União Brasileira de Trovadores (UBT) em Cantagalo, foram 402 trovas inscritas no concurso, que teve quatro categorias: Nacional, com o tema ‘Rancor’; Estadual, com o tema ‘Amor’; Novo Trovador, com o tema ‘Carinho’; e Humor, com o tema ‘Dente’. Nesta última categoria, os trovadores tiveram a liberdade de brincar e fazer trocadilhos com o tema.

Este ano, além dos trovadores de várias partes do país, o concurso também recebeu participação de trovadores de Portugal e do Japão. De acordo com o regulamento, podem participar interessados de qualquer parte do planeta, desde que as trovas sejam em língua portuguesa. “Esses participantes são trovadores brasileiros que moram fora e querem integrar esse momento cultural especial”, declarou a secretária municipal de Cultura, Cristiane Robadey.

O primeiro lugar da categoria Nacional, com o tema ‘Rancor’, ficou Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho, de Juiz de Fora (MG). Pela categoria Estadual, que teve como tema ‘Amor’, o grande vencedor foi Giovanelli, de Duas Barras, embora tenha efetuado a inscrição por Nova Friburgo. Nesta categoria, foram classificados, ainda, outros oito trovadores da região: Ruth Farah Nacif Lutterback, de Cantagalo, em quinto; Heloysio Alonso Teixeira, de Cantagalo, em sétimo; Adalto Marques Machado, de Cantagalo, em oitavo; Therezinha Tavares, de Nova Friburgo, em 11º; e Ailto Rodrigues, de Nova Friburgo, em 12º.

Na categoria Novo Trovador, com o tema ‘Carinho’, o primeiro lugar coube Eulinda Barreto Fernandes, de Bauru (SP). Nesta categoria, também foram classificados outros cinco trovadores da região: Rita Márcia Jardim Daflon Gama, de Cantagalo, em quarto; Pedro Figueira da Silva, de Cantagalo (embora morando em Cordeiro), em sétimo; Leni Costa Siqueira, de Cordeiro, em oitavo; Carlos Henrique Furtado Leite, de Cantagalo, em 11º; e Sebastião Geraldo Ferreira, de Cordeiro, em 20º.

Por último, a categoria Humor, com o tema ‘Dente’, que premiou em primeiro lugar a trova de Gerson Silvestre Gonçalves, de Belo Horizonte (MG). Pela região, nesta categoria, apenas duas trovadoras de Cantagalo se classificaram: Ruth Farah Nacif Lutterback, em segundo lugar, e Rita Márcia Jardim Daflon Gama, na quinta colocação.

O prefeito Saulo Gouvea (PT), acompanhado da primeira-dama Lenora Bittencourt Papelbaum, enalteceu a importância da competição cultural e colocou Cantagalo à disposição dos trovadores. “Ações como esta enobrecem o nosso município. Queremos contar com vocês sempre aqui, pois estaremos sempre prontos a realizar os Jogos Florais, que valoriza a nossa cidade e nos trazem, momentos de muita alegria e elevação”, destacou.

O município também foi elogiado pela presidente nacional da UBT, Domitilla Borges Beltrame. “Para mim é um grande orgulho ver como Cantagalo e os cantagalenses não só valorizam os jogos florais, mas como recebem seus visitantes. Estou na cidade há quase uma semana e adorei tudo aqui. Parabéns à Prefeitura pelo incentivo”, discursou. Foi a primeira vez que a UBT nacional participa dos Jogos Florais de Cantagalo.

Presidente da UBT estadual do Rio de Janeiro, Almir de Azevedo disse que Cantagalo sempre se destaca pela forma como organiza os jogos florais. “Além disso, a cidade que realiza os jogos florais é considerada uma cidade intelectualizada”, completou Azevedo, que também preside a Academia de Letras de Cambuci, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro.

Ver anterior

Sociedade Musical São João Batista, de Macuco, faz 105 anos

Ver próximo

‘Eu gosto de jornal e gosto tanto que, se eu pudesse, tinha um’

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!