Jornais do interior cada vez mais fortes

*Miguel Ângelo Gobbi

Uma revolução anunciada. Há alguns anos, desde que a internet, o celular, o tablet, o mobile e tantos novos recursos levaram o leitor, o ouvinte e o telespectador a buscar as informações e notícias por intermédio de novos meios, os grandes jornais – de influência nacional e estadual – vêm sofrendo uma rápida e vertiginosa queda de suas tiragens e circulação.

Como consequência, as empresas que editam esses jornais estão reduzindo e fundindo suas empresas e produtos, desligando jornalistas e profissionais de comunicação, mudando o perfil de seus negócios, provocando uma agitação sem precedentes no setor de mídia impressa e também no mercado de comunicação.

Neste momento, é imprescindível que os jornais do interior associados à Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori/Brasil) e à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) venham até você, leitor, para afirmar que:

Os jornais do interior estão cada vez mais fortes. Crescem todos os anos – como crescerão em 2014 – em vários aspectos: produção de conteúdos, veiculação de publicidade e propaganda, número de páginas, cadernos especiais e outros indicadores.

Crescimento

Esse crescimento é consequência de um fato irrefutável: em suas cidades e regiões, os jornais associados da Adjori são os “donos da notícia”, porque cobrem os fatos e eventos políticos, econômicos e sociais locais, de interesse direto da população. Nós conhecemos nossos leitores e eles nos conhecem, acreditam no que fazemos. Somos os porta-vozes dessa mesma população, o elo entre a comunidade, o poder público, as empresas e as entidades organizadas da sociedade (confederações, federações, associações, sindicatos).

Qualificação

Os jornais do interior associados à Adjori vêm, há vários anos, se preparando, por meio de congressos, workshops, cursos, treinamento, aprimoramento, implantação de sistemas integrados, para este novo momento da mídia. Por isso, boa parte deles já tem edições eletrônicas – via portais, com edições diárias – e atuam fortemente nas mídias sociais. Ou seja: ao mesmo tempo em que a edição impressa continua a crescer, os jornais do interior passam, também, a oferecer conteúdos diários via internet e por outros meios digitais/eletrônicos. Importante ressaltar que é política dos jornais associados à Adjori manter e aprimorar cada vez mais a base de qualidade editorial no impresso, para que, então, este conteúdo seja utilizado por outras mídias na área virtual.

Reconhecimento

O crescimento incontestável da mídia impressa do interior tem feito com que os governos e mercado nacional e estadual de comunicação busquem uma aproximação cada vez maior com os jornais do interior. Afinal de contas, governos e mercado precisam “falar diretamente” com o público e sabem que o jornal do interior é o melhor veículo para fazer isso.

No entanto, mais do que tudo, este é o momento de agradecer a você, leitor, razão de ser dos jornais do interior.

É você, leitor, que faz com que busquemos melhorar cada vez mais nossos produtos e conteúdos. E ampliar cada vez mais nossa missão de lutar pelas reivindicações de nossas comunidades, nas ruas, bairros, cidades e regiões, onde registramos a história e preservamos a tradição e a cultura local.

Este é o nosso compromisso com você, leitor do jornal do interior: crescer, aprimorar e inovar cada vez mais, para apoiar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida das nossas comunidades.

*Miguel Ângelo Gobbi é presidente da Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Brasil (Adjori/BRl) e da Associação dos Diretores de Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC).

Ver anterior

Candidatos prometem fazer Rodovia do Contorno em Nova Friburgo

Ver próximo

Tiraram a azeitona da empada

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!