Jornais regionais terão vida longa

Afirmação foi feita durante congresso de jornais do interior realizado em Macaé

A representatividade e a atuação de jornais que participam do cotidiano dos milhares de habitantes dos municípios que formam o interior do estado do Rio de Janeiro foram destacadas no XV Congresso de Jornais do Interior, promovido em Macaé, no último final de semana, pela Associação dos Diretores dos Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Adjori-RJ). Mais de 40 jornais participaram do evento.

A solenidade de abertura contou com a presença de diretores de jornais e lideranças políticas, entre elas, o prefeito de Macaé, Aluízio Santos Júnior (PV); o presidente da Câmara Municipal de Conceição de Macabu, Kódia Neves (PV); o presidente da Associação de Diretores de Jornais do Estado de São Paulo, o empresário e jornalista Carlos Baladas. O evento foi realizado no auditório do Macaé Othon Suites.

O presidente da Adjori-RJ, Paulo César Caldeira, destacou a importância da cooperação e da união dos jornais pela preservação dos direitos constitucionais da imprensa.

– A história de cada um dos jornais representados aqui, hoje, por seus presidentes, comprova a forma da imprensa no interior do nosso estado. Juntos, fazemos a interlocução do cidadão junto aos representantes dos governos municipais e estadual. Com a nossa força, somos ouvidos e reconhecidos também na esfera política nacional – afirmou Paulo César Caldeira.

Dentre os assuntos abordados durante o evento, o promotor de Justiça Ricardo Zouein falou sobre o princípio constitucional da publicidade, principalmente a questão da criação dos órgãos oficiais criados nas prefeituras.

Já Oscar Mattos, gerente de Relações Institucionais do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), palestrou sobre autorregulação da publicidade, principalmente as normas-padrão da atividade, principalmente a obrigação legal dos veículos de comunicação terem tabela única de preços.

O empresário Oscar Pires, ex-presidente da Adjori-RJ, proprietário do jornal O Debate, apresentou um case de jornal, falando da ‘Gestão de Empresas Jornalísticas’.

O jornalista e proprietário do jornal Tribuna de Vassouras, Marlos França, que também já presidiu a Adjori-RJ, contou um pouco de suas experiências de 30 anos de atividade. Um jornal quinzenal, com mais de 20 páginas, completou, recentemente, mil edições, com grande comemoração na sua cidade.

Marlos França presidiu a Associação de Diretores de Jornais, em 1995, quando foi promovido em Cantagalo e Cordeiro, um Congresso da Adjori-RJ. “Foi nesse congresso que começamos a articular e pensar na compra de uma sede para a nossa associação, que depois foi concretizada pela diretoria”, afirmou Marlos França.

A questão do fim dos jornais impressos mais uma vez foi tema de discussão entre os diretores, mas é frequente a afirmação de que os jornais regionais terão cada vez mais força com os leitores, pois são eles que conhecem os problemas de cada cidade.

Ver anterior

Sebrae bate recorde de atendimento em Trajano de Moraes

Ver próximo

Acidente com ônibus escolar deixa crianças e motorista feridos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!