Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O baiano Antenor Simões Santa Júnior esteve em Cantagalo, na última semana, fazendo um documentário sobre a vida do escritor cantagalense Euclides da Cunha.
Antenor Simões possui formação na área de fotojornalismo e documentário. Já atuou em diversos projetos como em “A Campanha de Canudos”, onde trabalhou por cinco anos consecutivos na TVE Bahia (TV Educativa da Bahia) no início dos anos 2000; é autor do projeto “Os Sertões” que visa estudos profundos sobre a temática Guerra de Canudos e o escritor Euclides da Cunha; é autor do manuscrito “As Cartilhas de Canudos”; e de várias exposições fotográficas sobre Canudos, Os Sertões e Euclides que percorreram Salvador, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Atualmente, Antenor está trabalhando em um documentário sobre a vida e obra do escritor Euclides da Cunha, que tem como objetivo levar para as escolas e alunos um pouco mais de conhecimento sobre quem foi Euclides e a importância da sua obra “Os Sertões” para a literatura brasileira.
O documentário começou com um roteiro gravado pela cidade de Cantagalo, onde começa a história do ilustre escritor Euclides da Cunha.
A Câmara de Vereadores de Cantagalo, através dos vereadores Matheus Arruda e Ciro Fernandes, apresentaram uma moção de parabenização a Antenor Simões Santa Júnior, quando de sua visita à cidade, na semana passada, fazendo o trabalho de pesquisa. Antenor é natural da cidade denominada Euclides da Cunha, no estado da Bahia.
“Moção de parabenização ao Sr. Antenor Simões Santana Júnior, sobretudo por sua esforçada trajetória profissional e de vida, sendo exemplo vivo de perseverança pessoal e profissional. O homenageado sempre buscou prover seu sustento por meio de trabalho honesto, dedicando-se sobremaneira em tudo que propôs realizar“, justificaram os vereadores.
O baiano Antenor Simões é membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, além de ter autoria de diversos documentários, como “Canudos: História de Meninos” e “Santo Antônio de Canudos”.
A homenagem da Câmara de Cantagalo foi realizada no plenário no dia 2 de maio de 2024, pelos vereadores Matheus Lucas de Arruda Câmara e Ciro Fernandes Pinto.