Jornalista conversa com professores do Zulmira sobre jornal em sala de aula

Dando continuidade ao projeto ‘JORNAL DA REGIÃO na Escola’, com o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em Cantagalo, que envolve mais de 700 alunos, com apoio da empresa Riedy Magazine, o jornalista Thiago Valente fez uma pequena palestra com um grupo de professores sugerindo algumas ideias para a utilização do jornal em sala de aula.

Thiago Valente, formado pela Universidade Estácio de Sá e especializado em Jornalismo Cultural e Marketing, que trabalha na EDITORA JORNAL DA REGIÃO LTDA. desde 2009, como repórter e diagramador, foi responsável pelo trabalho realizado no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres em 12 de março.

O jornalista falou sobre as oportunidades de transformar o jornal em uma ferramenta didática diferenciada, na qual o aluno se identifique. O projeto ‘JORNAL DA REGIÃO na Escola’, que teve início ano passado, leva mais de 700 exemplares a todos os alunos do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres. Esses exemplares são entregues aos alunos, que podem e devem levar para casa, criando oportunidade para que toda a família acompanhe os fatos e acontecimentos da região, já que o JORNAL DA REGIÃO cobre nove municípios da Região Centro-Norte Fluminense.

O projeto teve continuidade este ano com apoio da diretora geral do colégio, professora Alessandra Garcia. Ela gostaria, inclusive, de levar aos professores um material mais extenso de exemplos do uso do veículo impresso em sala de aula. Durante o encontro, professores e a própria diretora do estabelecimento de ensino trocaram algumas sugestões para melhorias no projeto.

Durante a palestra, o professor de história João Bôsco de Paula Bon Cardoso sugeriu, inclusive, que o JORNAL DA REGIÃO comece a pautar as discussões do bicentenário de Cantagalo, já que o município completará 200 anos em março de 2014. O tema deverá ser levado aos alunos do colégio com auxílio do jornal.

Aproveitando a sugestão do professor, ex-secretário municipal de Cultura de Cantagalo, e que, atualmente, coordena o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo (CMPD), no Polo Cederj/UAB (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil), o JORNAL DA REGIÃO deverá começar com uma série de artigos assinados por professores sobre a questão dos 200 anos de Cantagalo. Os primeiros professores a publicarem deverão ser o próprio João Bôsco e Fabiana Correa.

Ver anterior

Selo comemorativo à JMJ Rio 2013

Ver próximo

‘As pessoas morrem vítimas de desastres no Brasil porque estão onde não deveriam estar’

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!