Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O jovem e promissor atleta André Ramos tem apenas 17 anos e reside em Porto Marinho, zona rural de São Sebastião do Paraíba, quarto distrito de Cantagalo. Logo no início, teve o incentivo de Carlos Cristóvão, professor do colégio estadual, para participar da Corrida de São Clemente, em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo.
Após o evento, André Ramos continuou treinando sozinho durante um ano e meio. “Até que, há duas semanas, Tiganã Silva me procurou e relatou o bom desempenho do atleta e se, com meus conhecimentos, teria como conseguir um teste para o atleta”, informa Maurício Almeida, professor de educação física e treinador do atleta. Ele é auxiliado por Tiganã Silva.
Maurício Almeida manteve alguns contatos com seus amigos, dentre eles Talita Wendling, atleta da equipe Pé de Vento, de Petrópolis, que se mostrou muito interessada no projeto. No ultimo dia 19 de maio, André Ramos esteve em Petrópolis, acompanhado de seu treinador, para fazer os testes.
Segundo seu treinador, André Ramos terá que fazer mais quatro semanas de treinamento forte e, dentro de um mês, voltar para novos testes.
Henrique Viana, considerado o maior fisiologista do Brasil, e treinador da Seleção Brasileira de Fundo, disse que André Ramos o fez lembrar Frank Caldeira, um dos maiores corredores brasileiros, quando chegou para fazer testes na equipe Pé de Vento.
O treinador do atleta, Maurício Almeida, informa que fechou patrocínio com as empresas Almek Center e Autoescola Ita, de Itaocara. “Parceiros que acreditaram em nosso atleta, além do JORNAL DA REGIÃO”, afirma.
Maurício Almeida cita e agradece os parceiros que viabilizaram a viajem do jovem atleta André Ramos e seus treinadores para Petrópolis. São eles: Guga de Paula; Raquel de Paula; Drª Maria Laura; Guilherme Mantizuma; Posto Quincão, em especial Paulinho; Gancho; Inácio Zanata; Leandro Botelho; Posto Mira Ouro, em especial Marcelo Lontra; Minemaq; e Almek Center.