Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Evento que integrou o projeto Fim de Ano Cultural, lançado em novembro pela Secretaria de Cultura de Cordeiro, a etapa regional do Concurso Odara Beleza Negra levou um grande público à sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, na noite do último dia 14 de dezembro. Representantes de seis municípios mostraram elegância, charme e beleza na passarela.
A vencedora foi Juliana Gonçalves da Silva, de Santa Maria Madalena, que tem 17 anos, 1,69 de altura, 59 kg, cabelos e olhos negros. Em segundo lugar ficou a jovem Gilmara Souza Santos, de Macaé, e a terceira colocação ficou com Mariana Barreto, de Cordeiro. Também enviaram candidatas as cidades de Macuco, São Sebastião do Alto e Carmo, sendo que este último teve duas representantes, sendo uma da sede e outra do distrito de Porto Velho do Cunha.
Abrindo a programação, alunos do Ciep Oswaldo Cruz, dirigidos pelo professor e escritor Luiz Antônio Cavalheiro, apresentaram a dança ‘Canto Negro’. Em seguida, foi apresentado o corpo de jurados, do qual fizeram parte personalidades da raça negra, como a primeira vencedora do Beleza Negra regional, Gisele Brandão; a ex-rainha da Exposição Agropecuária de Cordeiro, Valéria Campanha; o vereador e membro da Unenegro, Gil do Ciep; e o professor, animador cultural e colunista Luiz Antônio Medeiros, o Zica.
O prefeito Leandro Monteiro (PCdoB), a primeira-dama Fabiana Moulin Monteiro e o secretário de Cultura, Allessandro Concencio, acompanharam os desfiles ao lado de uma das pioneiras do movimento negro no Brasil, a senhora Eny Ferreira Vidal, de 83 anos, presidente do Movimento Negro de Carmo, que, ao lado de artistas como Martinho da Vila, Zezé Motta e Milton Gonçalves, ajudou a divulgar a história do negro no país.
O Projeto Musicalimenta, em seu segundo ano, brindou o público presente com apresentações dos alunos e professores da Escola de Música Musi, de Cordeiro, com números musicais de vários estilos.
Mesclando juventude e experiência, eles cantaram e tocaram instrumentos como teclado, violão, bateria e guitarra.