Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O jovem José Corrêa do Amaral Neto conquistou a medalha “Prefeito Calil Filho” pelo seu desempenho no Parlamento Juvenil deste ano. Foto: Reprodução/Internet
No último dia 12 de outubro, a cidade do Carmo começou a celebrar as festividades do seu 141º aniversário e a data também foi marcada por uma homenagem especial. Na ocasião, o jovem carmense José Corrêa do Amaral Neto, de 17 anos, recebeu uma homenagem da Prefeitura Municipal. O estudante recebeu das mãos do prefeito Sérgio Soares, a medalha “Prefeito Calil Filho” de Honra ao Mérito pelo ano de 2022.
Para celebrar a homenagem estiveram presentes os pais de José Corrêa, André Amaral (Servidor Público) e Silvana Vidal (Advogada), além dos irmãos João e Maria Antônia e a tia Valéria Vidal. Secretários municipais, vereadores de Carmo e o vice-prefeito Samuel do Romão também participaram do encontro.
José Corrêa do Amaral Neto recentemente participou do Parlamento Juvenil pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. No evento, realizado em Brasília, o estudante apresentou um Projeto de Lei que conquistou o 1º lugar, aprovado por unanimidade. O parlamento para jovens envolve as escolas estaduais do estado e busca estimular iniciativas que valorizam a política e a democracia.
Segundo o prefeito Sérgio Soares, todos do município estão muito orgulhosos e honrados pela conquista do estudante e a premiação foi uma forma simbólica de agradecimento. Ainda segundo o prefeito, essa é a 1ª vez que a cidade do Carmo se destaca no Parlamento Juvenil, por isso o carmense José Corrêa merece todo o reconhecimento e gratidão.
Para a mãe do estudante, a conquista foi marcada por emoção e superação:
“É uma emoção viver esse momento com o José, pois me mostrou que mesmo com o Autismo, ele superou a sua dificuldade maior que é o isolamento social, e conseguiu viver algo novo e extraordinário. A terapia tem ajudado muito, mas faço questão de falar diariamente o quanto ele é importante, meu orgulho, minha benção e que Deus o ama e nós também. Para as mamães com filhos também com Transtorno Espectro Autismo sei que é um dia de cada vez, porém com todo apoio e carinho fazemos a diferença na vida deles. E Deus sempre está no controle e cuidando de tudo. Em memória cito o nome da minha saudosa e eterna mãezinha e avó de José Corrêa, Sônia Vidal, que com garra nos ensinou os valores reais da vida e hoje temos o reconhecimento de seu legado”, destacou Silvana Vidal.
Ainda segundo a mãe de José, a homenagem também foi fruto do apoio de professores e amigos. A família faz questão de agradecer todo apoio e ajuda da professora Thalita Mayrink, da Sala de Recursos do CEPAD, o Professor Leo, o Professor Alessandro, a Diretora Elaine, e todos do CIEP 280, de Carmo. Além disso, os agradecimentos também são direcionados à psicóloga Cristiane Vieira e aos ex -parlamentares Duda e Mateus Telles, e a amiga Sophia Roza Reis da Silva (de Rio das Ostras).