Superthal e Caravana da Coca-Cola fazem noite mágica em Bom Jardim
A aluna Kaylane Cristhina Gomes Bastos, 18 anos, do Ciep 419 Benigno Bairral, em Aperibé, Região Norte do estado, foi diplomada e empossada ao lado de outros 26 jovens senadores, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (5/8) em Brasília. Ela vai representar o estado do Rio de Janeiro no Programa Jovem Senador 2024, ação institucional do Senado voltada para estudantes do Ensino Médio das escolas públicas, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Acompanhada pela professora orientadora, Anny Magally Teixeira, e pelo coordenador estadual do programa na Seeduc, Leonardo Lugão Monteiro, a adolescente vai vivenciar, durante uma semana, a rotina de um senador da República, participando de sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Ela vai conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
Neste primeiro dia, os jovens senadores escolheram os integrantes da mesa diretora, que vão organizar os trabalhos e serão responsáveis por coordenar as atividades, organizar debates e votações e representar os demais estudantes perante as autoridades do Senado.
Os estudantes também terão suas próprias comissões temáticas, onde apresentarão e debaterão ideias legislativas, votando para aprovar ou rejeitar as proposições. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos serão apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e passarão a tramitar. Se forem acatadas por senadores, poderão até virar lei.
O programa seleciona um jovem por estado, entre estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, por meio de um concurso de redação. O tema desta edição foi ‘200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia’.
A edição de 2024 do programa teve a participação recorde de 171 mil inscritos de mais de 4 mil escolas. Dos selecionados, 15 são meninas e 12, meninos, com idades entre 15 e 18 anos.
“É um orgulho ter uma menina representando nosso estado! Precisamos de mais mulheres conhecendo a política, a democracia“, destaca a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc, Joilza Rangel.
Para o final do Ensino Médio, Kaylane tem muitos planos: pensa em cursar Direito ou Relações Internacionais, realizar diversas viagens, conhecer muitos lugares e pessoas.
Animada para estar ao lado dos outros participantes, conhecer a cultura dos seus respectivos estados e seus pontos de vista, a jovem senadora acredita que passar a semana com eles vai ser extremamente divertido.
“Sei que, ao final dessa jornada, terei visões novas, e a troca de vivências que teremos lá será um grande diferencial na forma com a qual passarei a enxergar muitas situações. Espero estar um pouco mais preparada para ‘fazer alguma diferença’ no meu meio“, diz ela.
Em relação à Semana Legislativa, Kaylane acredita que será um divisor de águas na sua vida como cidadã política.
“Eu não tinha muito interesse em assuntos que se relacionassem à política ou projetos de leis. A proposta de redação me fez analisar minha posição nesse contexto e observar como muitos jovens estão afastados desse meio, propositadamente ou não. Logo, eu pretendo aproveitar cada segundo dessa experiência e trazer mais conhecimentos que transformarão minha vida“, finaliza ela.
A orientadora de Kaylane conta que ela se inscreveu no programa na edição do ano passado.
“Como já conhecia a dinâmica, quando apresentei a ela a proposta deste ano, interessou-se em participar no mesmo instante. Muito aplicada, ela pesquisou sobre o tema, acertamos uns pontos e, por fim, a escrita“, explicou a professora Anny.
O final da Semana de Vivência Legislativa está marcado para esta sexta-feira (9/8). Na sessão de encerramento da edição de 2024 do programa, no Plenário do Senado, os jovens senadores discutem e votam os projetos apresentados por eles ao longo da semana. Ao fim dos trabalhos, as proposições são publicadas no Diário do Senado Federal.