Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Associação de Moradores e Produtores de Maria Mendonça, quarto distrito de Trajano de Moraes, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), as secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, do Ambiente, de Agricultura, de Obras e Serviços Públicos e de Defesa Civil, realizaram, no último dia 5 de junho, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma grande reunião na quadra de esportes local, onde reuniu alunos da rede municipal, juntamente com seus professores para refletir a relação do homem com a natureza.
Foi uma tarde de apresentações de jograis, teatros, diálogos e palestras. O evento foi coordenado pela Secretaria de Educação, tendo à frente a professora Rosseline Almeida de Carvalho, e contou com diretores das escolas, vereadores e secretários.
Para compor a mesa dos trabalhos foram convidados o presidente da Associação de Produtores, Zilmar de Almeida; o secretário do Ambiente, Osório Marques; o presidente do Legislativo, vereador Isaías Nogueira, além dos vereadores Celso Bechara, Hélio Luiz e Joginho Diniz. Também participaram o Agente de Desenvolvimento Mário Alfredo Botelho, diretores, membros da comunidade e professores da rede.
O destaque foi para a presença da Emater-Rio, que, através do extensionista Jorge Gil, defendeu a organização da sociedade para o crescimento ordenado das localidades do interior.
Fizeram uso da palavra o secretário Osório Marques, que ressaltou os principais problemas mundiais, como os recursos hídricos. Relatou sua preocupação com a falta de chuva na região.
Jorge Gil, representando a Emater, disse que sente o crescimento rápido dos distritos, onde vê a necessidade de organizar, através das associações, a elaboração dos planejamentos de ruas e bairros no interior, para um futuro melhor para todos.
O que também chamou a atenção foi a colocação clara e direta da bióloga e professora Clarissa Neves, que, através de slides, alertou como os moradores podem economizar energia, água e manter a comunidade limpa, colaborando com a preservação do meio ambiente.
Os alunos e professores das escolas municipalizadas Maria Mendonça, Fazenda do Buraco, João de Moraes Martins, Serra das Almas e Alfredo Lopes Martins participaram apresentando peças musicais, gincana ambiental, teatros, jograis, poemas relacionados ao dia, que era de preservação da natureza.
Para a secretária municipal de Educação, Rosseline Carvalho, o saldo do encontro foi positivo, por fazer o jovem participante refletir sobre o meio ambiente e que, com certeza, levar para casa os ensinamentos que eles fazem parte do futuro do município e do planeta.