‘Jovens Empreendedores’ chega a mais três escolas de Cantagalo

O programa ‘Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP)’, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), chega para mais três unidades de ensino que não haviam participado do primeiro repasse: Dacyr José Ribeiro (São José), Alcides Afonso Carvalhaes (Novo Horizonte) e Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo).

O objetivo é que esses profissionais sejam multiplicadores do projeto. Para isso, estão recebendo capacitação técnica para estarem preparados para abordar as principais questões teóricas e metodológicas do curso de empreendedorismo, adquirindo conhecimento sobre a estrutura e o conteúdo dos livros de cada um dos anos do ensino fundamental em que serão aplicados – 1º ao 5º ano. O curso apresenta dois eixos de atuação: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para plano de negócios, além de quatro temas: cultura da cooperação e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

O JEPP é uma ação que faz parte do Plano Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) e a proposta é que as noções de empreendedorismo em sala de aula sejam incluídas como uma ação extracurricular, seguindo a premissa de que o empreendedorismo pode ser ensinado através de estímulos educacionais que possibilitam futuras buscas de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora, ou da futura criação de negócios próprios por parte dos estudantes.

A nova turma contou com 22 professores e diretores das três novas escolas envolvidas. Da primeira capacitação, cujos professores e diretores já estão trabalhando os temas em sala de aula com os alunos, foram capacitados 33 professores, o que leva o conteúdo para 817 estudantes de seis escolas. Agora, os 22 novos professores serão capazes de levar esse conteúdo extracurricular para mais 395 alunos, o que totaliza 1.212 estudantes beneficiados diretamente com o vislumbre de novos horizontes e, talvez, o despertar da vocação de muitos deles. Isso representa, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, 76,9% do total de escolas da rede municipal de ensino. Ou seja, estão sendo beneficiadas 10 das atuais 13 escolas municipais.

– Para chegarmos aos 100%, só falta incluirmos as escolas Joarez da Conceição Bon (Campo Alegre), Rita de Cássia Naegele Rodrigues (Portozil) e Francisco Estebanez da Silva (São João da Barra), que ficará para outra oportunidade – declarou a chefe do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação, Telma Moura Tolentino de Carvalho.

Ver anterior

Projeto de lei cria Dia da Truta como evento oficial do calendário de Nova Friburgo

Ver próximo

Novo hemocentro atende a 13 municípios e hospitais particulares credenciados ao SUS de toda a região

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!