Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Empresários e executivos de Nova Friburgo participaram do Programa de Educação Executiva em Liderança, que ocorreu nos dias 9 e 10 de junho, na sede da representação regional da Firjan/Cirj (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/Centro Industrial do Rio de Janeiro) na cidade. Parceria entre Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RJ) e Sindmetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Nova Friburgo), o evento atualizou e capacitou os participantes em conceitos e processos que vêm determinando a competitividade e lucratividade das mais bem sucedidas indústrias no mundo. Uma das peculiaridades do curso foi a sucessão – um público jovem, que se prepara para ocupar posições de comando em empresas, muitas vezes, familiares.
Doutora em administração pela Universidad Nacional de Rosário, na Argentina, e mestre em administração pelo Instituto Coppead/UFRJ, Denize Ferreira Rodrigues, que ministrou o curso, confirma que é muita gente jovem, terceira geração de alguns empresários da cidade, estão se preparando para assumir posições de liderança nas empresas dos pais ou avós. “Então, nós fizemos um trabalho voltado para essas pessoas, estimulando a capacidade do líder em pegar grupos de trabalho e transformar em equipes, preparando, inclusive, dentro dessas equipes, a sua própria sucessão”, afirma a professora.
Segundo Denize, o curso tem um conteúdo teórico pequeno e um conteúdo prático muito grande, com dinâmicas, filmes, vivências individuais e em grupo. “Foram dois dias de trabalho muito intenso, desenvolvendo nos jovens empresários capacidades para lidar com questões com as quais estão começando a se deparar, como a gestão de pessoas e de crises, oportunidades e rotinas do mundo empresarial que o próprio momento econômico está descortinando pra eles”, destacou.
O programa foi formatado para capacitar os participantes para o exercício da liderança, observando as diferenças entre os papéis de gerente e de líder, com foco na liderança empreendedora e na transformação de grupos em equipes. A metodologia usada para trabalhar o conteúdo envolve a explanação dos principais conceitos teóricos, exposição interativa com uso de atividades individuais, dinâmicas de grupo, vídeos, estudo de casos e exercícios práticos.