Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Diocese de Nova Friburgo está em festa, celebrando o Jubileu de Prata de seu Bispo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, que completou 25 anos de sacerdócio em 10 de julho. Os festejos começaram no último sábado (9/7), quando Dom Luiz Antonio presidiu a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Bauru/SP, sua diocese de origem.
Em Nova Friburgo a Missa Jubilar será realizada no próximo sábado (16/7), Dia de Nossa Senhora do Carmo, às 10h, no Ginásio Santa Paula Frassinetti – Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade. Neste dia, Dom Luiz Antonio completa cinco anos de Episcopado e renderá ação de graças também nesta intenção, assim como pelos dois anos de pastoreio na Diocese de Nova Friburgo, que se completou em 4 de julho.
A cerimônia será transmitida AO VIVO pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube).
Festival do Hino da Unidade Diocesana
Ampliando os festejos, neste mesmo dia e local, a partir das 13h30, será realizado o Festival do Hino da Diocesana, com a apresentação das quatro canções finalistas. São elas: ‘Unidade, ação e fé na oração’ – Autor: Silvanir de Souza; ‘Friburgo, Diocese da Unidade’ – Letra: Pe. Sergio Vitorino da Silva Melodia: Alcir Afonso dos Santos; ‘Sob o manto de Maria: Um só coração’; Letra e Música: Marcos Paulo Guimarães de Siqueira; e ‘Diocese em festa’; letra e música: Pe. José Maria Cavalcante.
O prêmio a ser conferido ao 1º lugar será o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) e um troféu. Aos demais participantes, será oferecido certificado de participação.
Sobre Dom Luiz Ricci
Dom Luiz Antonio Lopes Ricci é Natural de Bauru – SP, nasceu em 16 de maio de 1966. Ordenado Sacerdote em 10 de julho de 1997, na Diocese de Bauru. Cursou Filosofia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambos em Marília – SP, Centros de Formação da Província Eclesiástica de Botucatu.
Convalidou os Cursos de Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru, e de Teologia pela Faculdade João Paulo II (FAJOPA), em Marília. Possui Mestrado e Doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense – Accademia Alfonsiana, de Roma. Fez pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, cuja pesquisa foi publicada pela Editora Paulus, com o título “Morte Social: Mistanásia e Bioética”. É vice-líder do grupo de pesquisa “bioética e direito” do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). Foi Reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus (2000 -2004) e Diretor Executivo da Faculdade João Paulo II.
Foi Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Cabrália Paulista, Administrador da Paróquia de Santa Teresinha, em Paulistânia e Pároco da Paróquia Santa Maria, em Piratininga. Também foi Coordenador Diocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e Vigário Geral da Diocese de Bauru. Até sua nomeação foi Diretor da Faculdade João Paulo II, em Marília e Professor Titular de Teologia Moral, Bioética e Virtudes na mesma Instituição. Era Pároco da Paróquia São Cristóvão, em Bauru, Assessor Diocesano da Pastoral da Criança e membro do Colégio dos Consultores.
Foi ordenado Bispo em 16 de julho de 2017, em Bauru, São Paulo. Seu lema episcopal é: Fecit Mihi Magna – “Fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49). Sua primeira missão foi realizada na Arquidiocese de Niterói, onde permaneceu como Bispo Auxiliar por três anos, até sua nomeação para a Diocese de Nova Friburgo, em 6 de maio de 2020. Foi empossado 5º Bispo da Diocese de Nova Friburgo em 4 de julho de 2020, pelo Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias.