Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Vinte e cinco juízes tomaram posse em solenidade realizada, nesta quinta-feira, 27 de junho, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central. Eles foram aprovados no XLIX Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que saudou os novos magistrados.
“É com prazer que lhes dou as boas-vindas. É um momento histórico, pois marca o começo de uma jornada árdua, mas honrosa, dedicada a servir a sociedade fluminense. A tarefa de julgar é uma das mais sublimes e exigentes do serviço público. Cada decisão que proferirem terá impacto profundo na vida das pessoas. Portanto, cabe-nos a interpretação da lei com sabedoria, aplicando-a de forma a garantir que o julgamento seja justo e equitativo. Este é um compromisso que exige dedicação e abnegação”, considerou o presidente.
Cercados de familiares e amigos, os novos juízes reafirmaram o compromisso de desempenhar bem e fielmente os deveres do cargo. A leitura do termo de compromisso coube a Laura Noal Garcia. Já a aprovada em primeiro lugar no concurso, Maria Izabel Gomes Sant’Anna de Araújo, discursou em nome dos demais aprovados. Ela relembrou a posse das primeiras magistradas mulheres do Judiciário fluminense.
“Há 64 anos, duas juízas eram as únicas mulheres a tomarem posse nesse tribunal: Maria Stella Vilela Souto e Áurea Pimentel Pereira. Os entraves à carreira das novas juízas foram muitos. A estrada sempre teve mais curvas para quem usa saias. Hoje, a realidade é outra e temos uma turma majoritariamente feminina. A história se redimiu e faremos Justiça”, declarou.
Compareceram ao evento o corregedor-geral da Justiça do Rio, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio; o 1º vice-presidente do TJRJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2º Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Rodrigo Melo; o presidente TJRJ no biênio 2009-2010, desembargador Luiz Zveiter; o vice-presidente do Conselho Consultivo da Emerj, desembargador Cláudio dell’Orto; a juíza Márcia Succi, representando a Amaerj; a procuradora-geral de Justiça do Rio em exercício, Ediléa Gonçalves; o presidente em exercício do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB), desembargador Roberto Guimarães; o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar; entre outras autoridades.
Tomaram posse os juízes André Livinalli Wedy, Andressa Maria Ramos Ramundo, Bruna Hayar Fuscella, Caio Mendonça de Oliveira Rodrigues, Carolina Saud Coutinho, Daiane Eberts, Danilo Nunes Cronemberger Miranda, Diego Moraes da Rosa, Eduardo Pacheco de Medeiros Soares, Grazzielli Gonçalves Gozer, Gustavo Cordeiro Lomba de Araújo, Iago Saúde Izoton, Júlia Linhares Costa, Laura Noal Garcia, Lorena Reis Bastos Dutra, Manuela Celeste Tomasi, Marcela Lima e Silva, Marcello Sá Pantoja Filho, Maria Izabel Gomes Sant’Anna de Araujo, Monalisa Renata Artifon, Patrick Couto Xerez Sobral, Paula Lovato Pagnano, Renata Teodoro Andreoli, Samuel de Souza Kassawara e Thiago Portes Vieira de Souza.