Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
De olho nas oportunidades surgidas no Rio de Janeiro com a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e das Olimpíadas 2016, a Lafarge, que controla no estado a fábrica de cimento Mauá, em Euclidelândia, terceiro distrito de Cantagalo, investirá R$ 66 milhões na construção da sua segunda fábrica no estado. O anúncio foi feito pelo grupo no último dia 29 de novembro.
O novo parque industrial da Lafarge, que gerará cerca de 350 empregos diretos, será implantado em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. O investimento também contará com financiamento do Programa RioIndústria, aprovado durante reunião da Comissão Permanente de Políticas para o Desenvolvimento, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. A Lafarge estima chegar ao quinto ano de operação com faturamento de R$ 174,5 milhões.
A nova fábrica é destinada a atender ao mercado fluminense com a fabricação de cimento, com capacidade para produzir 750 mil toneladas por ano. Atualmente, a empresa gera 1,8 mil empregos diretos em oito unidades no Brasil: Cantagalo, no Centro-Norte Fluminense; Matozinhos, Arcos, Montes Claros e Santa Luzia, em Minas Gerais; Caaporã, na Paraíba; Candeias, na Bahia; e Cocalzinho de Goiás, em Goiás.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, o estado do Rio de Janeiro vive um excelente momento de crescimento econômico, que tem impacto muito positivo direto sobre a indústria de construção. “Investimentos como esse demonstram a tendência das empresas de aproveitarem essa oportunidade para investir”, disse Bueno.