Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A LafargeHolcim aposta fortemente na diversidade como um modelo para desenvolver jovens talentos em suas operações em todo Brasil. Este ano, o programa Trainee Industrial ofereceu oportunidade para 14 posições em engenharia (mecânica, de minas, química, elétrica e de produção) e conta com 80% das vagas ocupadas por mulheres.
Com início em outubro de 2021, o processo foi 100% virtual, contou com 1.707 inscritos em todo país e priorizou a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Hoje, as mulheres já representam mais de 30% dos estudantes das principais universidades públicas do país no campo da engenharia, segundo o último censo nacional.
A área de Recursos Humanos trabalhou o programa com foco em proporcionar um número equalitário de jovens talentos em termos de raça e gênero entre os finalistas, para que os gestores tivessem em mente a perspectiva da diversidade. “Temos predominância masculina nos cursos de engenharia no Brasil. É muito importante a inclusão de mulheres, para fortalecer a diversidade em nossos grupos de trabalho”, analisa Beatriz Rodrigues, Business Partner de Recursos Humanos na LafargeHolcim.
Juliana Andrigueto, Diretora de RH e Comunicação da empresa, reitera que é uma tendência no planejamento corporativo sempre reforçar a inclusão. “Já tínhamos uma meta de contratar 60% de mulheres para o Trainee Industrial. Procuramos ter sempre os candidatos mais bem avaliados em um mix com a inclusão e o maior equilíbrio de diversidade para o processo seletivo. Nossos jovens talentos proporcionam maior expertise e experiências para nossos negócios, a partir da atuação em nossas operações e projetos”, afirma.
O Programa de Trainee da LafargeHolcim é focado em formar futuros líderes inspiradores, alinhados à cultura organizacional e valores da companhia, proporcionando formação completa, técnica e comportamental, para os jovens talentos que vão ter a oportunidade de vivenciar todas as etapas da linha de produção do cimento e coprocessamento de resíduos. Assim, a empresa trabalha no sentido de alimentar o pipeline em posições chaves e estratégicas, preparando os jovens potenciais talentos para atuar de acordo com a cultura de alta performance da empresa.
A jornada de aprendizado desses trainees, que começou em janeiro de 2022, é formada por onboarding personalizado, assessment, workshop, treinamentos, coaching individual, dentre outras ações de desenvolvimentos. Além disso, todos integram o Be Ready Program, programa anual de educação continuada do grupo LafargeHolcim para jovens engenheiros que ingressam na empresa e são orientados por Líderes Mentores com longa experiência na indústria. Esta iniciativa visa ajudar os recém-chegados a terem um crescimento rápido e um programa de carreira estruturado durante 14 meses.
Adrianno Arantes, Diretor Industrial, Sustentabilidade e Geocycle, é um exemplo de que o investimento da empresa no programa rende frutos. O executivo iniciou como Engenheiro Trainee na companhia em 1999 e, por meio de uma formação sólida e um plano de desenvolvimento estruturado, desenvolveu sua carreira. “O programa é baseado em nossa estratégia de desenvolver talentos para reforçar o pipeline existente através de um robusto plano de sucessão, alinhado com nossa visão de proporcionar um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Os 14 trainees vão vivenciar um programa de desenvolvimento personalizado, para que adquiram uma formação sólida e desenvolvam habilidades comportamentais e técnicas que permitam assumir posições de liderança no futuro”, destaca.
Ao final da Jornada de Aprendizagem, esses jovens engenheiros estarão aptos a enfrentar os principais desafios do processo produtivo, bem como compreender e atuar diante dos diferentes cenários e conjunturas de saúde e segurança, meio ambiente, sustentabilidade, qualidade, processos e otimização de custos.
As expectativas dos contratados no programa de Trainee Industrial são grandes e diversificadas. Samantha Gonçalves, engenheira de manutenção selecionada no programa, comenta que deseja ampliar seu conhecimento técnico e construir um perfil de liderança. “Em relação ao conhecimento técnico, tenho certeza de que vou me desenvolver muito em relação ao funcionamento dos equipamentos e processos. Sobre o desenvolvimento do meu perfil, estou ansiosa para aprimorar minhas habilidades de comunicação, negociação, liderança e protagonismo”, comenta.
Isac Silva, outro jovem engenheiro de mineração selecionado, propõe que a sustentabilidade e a segurança sejam desafios cotidianos em sua atuação na companhia. “Também espero atuar junto de equipes multidisciplinares para aprender ainda mais sobre o negócio, buscando oportunidades de desenvolver minhas habilidades técnicas e comportamentais”, complementa.
Este período, especialmente para o jovem talento, é marcado pela ansiedade de saber como foi sua performance e as perspectivas futuras dos resultados finais da contratação. Ana Carolina Rodrigues, uma das contratadas do Trainee Industrial, indica como foi importante ter total sinergia com a condução, a consultoria, o acompanhamento, o apoio e a comunicação de todo processo pela empresa. “Todas as abordagens – tanto durante o processo seletivo, quanto durante a contratação – foram sempre muito gentis, objetivas e eficazes. Conseguiram humanizar um processo bastante complexo que é avaliação e seleção”, conclui.
Sobre a LafargeHolcim
A LafargeHolcim Brasil atua no país desde 1951 com um claro compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das principais empresas do setor de materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. A companhia se juntou à iniciativa da Science Based Targets (SBTi) “Business Ambition for 1.5°C”, tornando-se a primeira empresa mundial da indústria de construção a assinar o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e com metas intermediárias até 2030. Seus produtos e soluções inovadores são utilizados em diferentes projetos de construção, de moradias populares às maiores e mais tecnicamente desafiadoras obras de infraestrutura do país. Recebemos em 2021 o selo GPTW – Great Place to Work, um reconhecimento de que somos um excelente local para se trabalhar, e estamos em 10º lugar no ranking GPTW das Melhores Empresas para se Trabalhar no estado do Rio de Janeiro. Com cerca de 1.400 empregados, a companhia tem um parque industrial distribuído em três das cinco regiões do país: Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Nordeste (BA e PB) e Centro-Oeste (GO), com 23 unidades no Brasil.
Mais informações, acesse o site.