Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Muitas pessoas que passaram pela Livraria da Travessa do centro do Rio, na esquina das Avenidas Graça Aranha e Almirante Barroso, a partir das 17h da última quarta-feira, dia 14 de junho, não acreditaram no que viram: uma aglomeração enorme de pessoas (na sua imensa maioria juristas e políticos) como já não se via na capital há muito tempo, cuja área central restou esvaziada economicamente no período após a pandemia, em virtude da transição para o home office.
Segundo estimativas dos seguranças da livraria, mais de 400 pessoas compareceram ao evento, que teve de ser prorrogado em mais duas horas, somente findando após as 21 horas.
O motivo de tamanha concentração de juízes, advogados, procuradores municipais, desembargadores, prefeitos, ex-prefeitos, ex-deputados, vereadores e conselheiros da OAB/RJ era participar do coquetel de lançamento e tarde de autógrafos do livro escrito pelo advogado, procurador municipal e pecuarista cantagalense Fabricio Gaspar, que transformou sua dissertação de mestrado em livro jurídico, lançado pela editora Lumen Juris, e teve enorme aceitação no meio jurídico, já sendo extremamente elogiado pela classe. Uma prova do sucesso da obra foi o fato de os exemplares disponibilizados pela livraria para venda no momento do evento terem se esgotado em menos de 30 (trinta) minutos após o início dos autógrafos.
O desembargador André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, foi um dos presentes que ficaram na lista de espera, mas fez questão de estar lá e abraçar o autor. Já os desembargadores André Marques, Mafalda Luchesse e Fernando Almeida tiveram maior sorte e conseguiram, para além de prestigiar o evento, levar para casa seu exemplar com uma sincera dedicatória do autor.
Ao Jornal da Região, Fernando Almeida ressaltou o longo tempo de convivência com o autor enquanto advogado criminalista, mas sobretudo a qualidade de sua obra, que trata de Lawfare no nosso sistema jurídico:
“Dr. Fabricio Gaspar mais uma vez inova, como sempre fez quando eu era juiz criminal em Duque de Caxias e convivi com ele como advogado criminalista. Traz de forma clara e leve uma pesquisa profunda acerca desse novo instituto jurídico que vem se entranhando na sociedade brasileira, inclusive através de ações civis por ato de improbidade administrativa. Merece nosso reconhecimento“, afirmou o desembargador.
Colegas do autor, integrantes de procuradorias municipais de várias cidades fluminenses estiveram presente: Guapimirim, Magé, Maricá, Paracambi, Duque de Caxias, Araruama, Itaboraí e Itaguaí marcaram presença e prestigiaram Fabricio Gaspar.
Políticos de várias cidades da baixada fluminense também se fizeram presentes. Prova de prestígio foi a presença do atual prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, e dos presidentes das Câmaras Municipais de Duque de Caxias, Celso do Alba e de Magé, Valdeck Ferreira, acompanhados de diversos vereadores. Os ex-prefeitos de Magé, Renato Cozzolino Sobrinho, de Guapimirim, Zelito Tringuelê e de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, chancelaram o evento, afirmando seu apreço pelo procurador municipal autor da obra.
Ao Jornal da Região, Fabricio Gaspar resumiu emocionado a profunda gratidão pelo sucesso do evento:
“Nada mais posso fazer que agradecer a Deus por esse momento e a toda a minha família. Estou anestesiado com tamanho carinho de todos os amigos aqui presentes!“, afirmou Fabricio Gaspar.