CINE+ Itaocara reinaugura com Festival de Cinema Italiano e entrada gratuita
A lei Nº 7.410 foi sancionada pelo governador Dornelles na semana passada.
Na semana passada, um desejo antigo de autoridades públicas, produtores rurais e população macuquense virou realidade: foi sancionada, no dia 10 de agosto, pelo governador em exercício, Francisco Dornelles, a Lei Estadual 7.410/2016, que declara Macuco como a ‘Capital do Leite’ do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa se deu inicialmente pelo projeto de lei 1750/2016, de autoria da deputada Martha Rocha.
O município de Macuco é dono de uma das maiores bacias leiteiras do interior fluminense, que abriga um número considerável de pecuaristas da bovinocultura leiteira, e ainda tem instaladas em seu território duas indústrias de primeira grandeza, beneficiando e fabricando diariamente o leite e seus derivados em larga escala: a Cooperativa Agropecuária de Macuco e a CCA Laticínios. Com isso, Macuco responde atualmente por um terço da produção no estado.
Pouco antes de apresentar seu projeto de lei, a deputada Marta Rocha esteve em Macuco. Acompanhada do prefeito Félix Lengruber, ela visitou as duas cooperativas de laticínios e ficou impressionada com a qualidade e cuidados de higiene e manuseio na linha de produção de ambas as empresas. Após a visita, a parlamentar destacou a contribuição social e econômica da produção leiteira não só para a cidade, mas também para o estado como um todo.
“Avalio esse trabalho como sendo de primeiro mundo. Muitos empregos diretos e indiretos são gerados, fortalecendo a economia e viabilizando a melhoria da qualidade de vida das famílias”, declarou a deputada.
Quanto ao projeto de lei, em sua justificativa a parlamentar relatou que Macuco é o principal produtor de leite e derivados, entre eles queijos variados, requeijão, leite UHT desnatado, semidesnatado, integral e de baixa lactose, leite pasteurizado, bebidas lácteas de diversos sabores, ricota, creme de ricota, doce de leite, achocolatado e manteiga. Estes produtos são comercializados para todas as cidades da Região Serrana, Grande Rio, Niterói e Capital.
“Estas foram as razões que me levaram à apresentação da proposta legislativa. Além disso, essa chancela dará mais visibilidade ao município”, explicou Martha Rocha.
O prefeito Félix Lengruber reafirmou que o reconhecimento estadual é fundamental, já que Macuco é realmente uma referência quando o assunto é a produção e o beneficiamento do leite.
“É motivo de orgulho contribuir com essa conquista, pois a Prefeitura de Macuco é uma grande parceira das indústrias de laticínios e dos produtores. Todos apreciam os nossos produtos e sabem estar consumindo alimentos saudáveis, saborosos e com muita qualidade. Agradeço à deputada Martha Rocha pela iniciativa, ao governador pela sanção e principalmente aos produtores, porque essa vitória é deles. Somos de Macuco, a ‘Capital do Leite’ no estado”, relatou Lengruber.