Lei reconhece atuação de Educador Físico no âmbito da saúde

Em um importante avanço para a promoção da saúde e bem-estar da população de Macuco, a atuação do ‘Profissional de Educação Física’ passa a ser oficialmente reconhecida também como ‘Profissional da Saúde’, cujo desempenho passará a ser admitida como essencial no contexto hospitalar. A decisão partiu da recente aprovação, no plenário da Câmara Municipal, do Projeto de Lei nº 015/2023, de autoria do vice-presidente do Poder Legislativo Macuquense, vereador Diogo Latini.

Com o acolhimento pelos parlamentares e aprovação do mencionado Projeto de Lei, o ‘Profissional de Educação Física’ poderá atuar através de intervenções legitimadas por diagnósticos, utilizando métodos e técnicas específicas de consulta, avaliando, prescrevendo e orientando nas sessões de exercícios físicos e atividades físicas, o que lhe conferirá o desempenho de um papel fundamental na prevenção, controle, recuperação e tratamento de doenças, lesões e seus agravos.

A decisão permite que a Secretaria de Saúde insira o ‘Profissional de Educação Física’ nos serviços de saúde seguindo uma estrutura hierarquizada e preconizada a partir do Sistema Único de Saúde (SUS). Àqueles profissionais do setor com formação em bacharelado ou licenciatura/bacharelado, com o devido registro confirmado por meio de documentação específica, como documento profissional e carteira de identidade, será possível, desde que devidamente capacitado, intervir em diferentes níveis de atenção à saúde, incluindo a atenção primária, secundária e terciária.

Segundo Diogo Latini, autor da matéria aprovada, as atribuições desse novo campo de atuação do educador físico abrangem desde a coordenação, planejamento, programação, supervisão, dinamização, direção e organização de atividades físicas e exercícios físicos, até a avaliação e execução de trabalhos, programas, planos e projetos relacionados à promoção, prevenção, proteção, educação, intervenção, recuperação, reabilitação, tratamento e cuidados paliativos da saúde física e mental.

O reconhecimento do ‘Profissional de Educação Física’ como integrante do time de saúde do município de Macuco representa uma importante conquista para a área, demonstrando o reconhecimento da sua relevância no âmbito da saúde. Além disso, sua presença em ambiente hospitalar e de serviços de saúde amplia as possibilidades de tratamento, contribuindo para uma abordagem mais holística dos pacientes. A promoção da saúde e a prevenção de doenças são elementos essenciais para construirmos uma sociedade mais saudável”, acredita Latini.

Ver anterior

Bruno Boaretto recebe homenagens na Câmara de Santo Antônio de Pádua

Ver próximo

“Descobrindo os valores essenciais para guiar a jornada profissional”, por Jalme Pereira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!