Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Entre 1º e 10 de dezembro, as cidades de Teresópolis, Petrópolis, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Bom Jardim, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto receberão uma programação repleta de atrações especiais do projeto itinerante Liga do Natal, uma verdadeira festa para confraternizar e reunir toda a família.
Na programação, totalmente acessível e gratuita, acontecem brincadeiras nas praças, contação de histórias, oficinas de arte, distribuição de gibis, Cine de Natal, shows de atrações locais e o mais esperado pelo público: o espetáculo teatral “Liga do Natal”, cuja história tem como protagonista uma Mamãe Noel negra e empoderada que, junto com o Papai Noel e os símbolos do natal Estrela, Árvore, Boneco de Neve e Duende, vão viver uma verdadeira aventura no Rio de Janeiro. Interativo e com muito humor, o espetáculo promove a participação do público e a formação de plateia, contando ainda com audiodescrição e libras.
A produção de conteúdo em diversos formatos e plataformas ampliam o alcance do projeto, por meio das redes sociais que apresentam vídeos, tutoriais, vlogs de bastidores e trilha sonora original disponíveis nas redes sociais da Liga do Natal, o que faz do projeto uma verdadeira plataforma de entretenimento natalino. “Toda estratégia é construída a partir de um pensamento multiplataforma e transmídia, que conversa com o público em diversos canais e é permeada por muito entretenimento, apresentando o Natal em uma perspectiva renovada e atraente para toda a família, seja nas atividades presenciais ou na comodidade da sua casa”, explica Priscylla Mesquita, idealizadora e diretora geral do projeto.
A Liga do Natal é uma iniciativa que busca fortalecer e renovar a tradição natalina por meio de valores como solidariedade, inclusão e respeito à diversidade. “Toda concepção do projeto parte da perspectiva de que no natal estamos mais propícios a ter um olhar mais cuidadoso para si, para o outro e para o mundo. Neste sentido, toda narrativa é construída de modo a inspirar bons pensamentos, atitudes e valores que possam fortalecer os vínculos sociais“, ressalta Flávia Muluc, Diretora Artística e Pedagógica do projeto.
Do planejamento à execução, o projeto é pautado por questões que passam pelo acesso à arte e cultura, formação de plateia, acessibilidade, inclusão social e sustentabilidade. O projeto é liderado por mulheres e possui uma equipe diversa e inclusiva.
Além do evento itinerante e da plataforma de conteúdo, a Liga do Natal também pode ser vista nas telonas com o seu filme longa metragem “Uma aventura no Rio”. Neste ano, o filme será exibido em uma sessão única no dia 1 de dezembro, gratuitamente, no Rio de Janeiro. Aos domingos, nos dias 3, 10 e 17 de dezembro nos cinemas da Rede Cine+ nos municípios de Guapimirim, Itaocara, Paraty, Areal e Casimiro de Abreu, também com entrada gratuita. E nos dias 14, 15 e 16 de dezembro no Cine FUNARJ nos bairros do Jacarezinho e Cantagalo Pavão-Pavãozinho.
A Liga do Natal conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O projeto já conta com 8 edições, 30 cidades e mais de 140 mil pessoas impactadas diretamente. Além de proporcionar alegria e diversão às famílias, o projeto tem impacto positivo na geração de conhecimento, emprego e renda, envolvendo ativamente as comunidades locais em seu processo de produção e desenvolvimento.
No ano de 2022, mais de 200 empregos foram criados, 2,6 toneladas de alimentos foram doados e mais de 20 mil pessoas participaram de um natal inesquecível.