Em Audiência Pública realizada pela Comissão de Minas e Energia da Alerj nesta quinta-feira (12), as concessionárias de energia elétrica Light e Enel apresentaram seus respectivos Planos de Contingência para o próximo verão. As empresas abordaram temas como o monitoramento climático e o reforço no quadro de colaboradores.
Na ocasião, o presidente da Comissão, deputado Thiago Rangel (PMB), reiterou a importância da prevenção de apagões durante o verão. “Sabemos que nesse período, o consumo de energia aumenta, e junto com as diversas questões climáticas, as chances de queda de energia são ainda maiores. Por isso, é essencial que as concessionárias estejam preparadas para lidar de forma eficiente com essas situações”, explicou.
A diretora de Relações Institucionais da Enel, Andréia Câmara, afirmou que a empresa tem feito investimentos significativos em infraestrutura e, entre 2025 e 2027, a Enel irá investir R$ 6,1 bilhões nessa área, valor cinco vezes maior que a média dos últimos 6 anos. A representante da concessionária também destacou o compromisso da empresa com a poda planejada de árvores para ampliar a confiabilidade do fornecimento de energia e a segurança da rede elétrica durante o verão.
Segundo Andréia, a empresa tem trabalhado em parceria com prefeituras na questão das podas, por meio de comitês de energias nos municípios de atuação. “Especialmente em uma área de concessão tão arborizada como a nossa, a vegetação é, sem dúvidas, o nosso maior ofensor. A gente intensificou o nosso plano de manutenção de podas de árvores. A responsabilidade do município passa a ser responsabilidade da distribuidora quando essa vegetação está próxima da rede elétrica”, argumentou.
O superintendente de Relações Institucionais da Light, Daniel Carvalho, e o gerente de manutenção, Bruno Almeida, também apresentaram as ações de manutenção para os dias críticos. De acordo com os representantes da concessionária, a empresa tem estoque suficiente de componentes para atendimento de emergência e tem investido na contratação e especialização de colaboradores.
“A Light, desde 2022, vem investindo muito na primarização e isso traz resultados expressivos na qualidade dos serviços prestados”, garantiu Bruno. Segundo o gerente, o Plano Verão conta com aumento do efetivo em 35% de funcionários próprios e 65% de terceiros.
Rangel afirmou que espera que as empresas cumpram o prometido. “O que observamos é que ambas as concessionárias demonstram estar preparadas para dar suporte emergencial. Obviamente, a gente não consegue prever fenômenos da natureza, mas as empresas demonstram ter equipes e ferramentas reservas para dar auxílio à população do estado do Rio de Janeiro. Seguiremos fiscalizando”, reiterou.
Os deputados Rodrigo Amorim (União Brasil), Vinicius Cozzolino (União Brasil) e Luiz Claudio Ribeiro (Republicanos) também estiveram presentes na Audiência, além de vereadores e representantes de diferentes municípios do estado.
Foto: Júlia Passos/Alerj