Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A empresa de energia Light está realizando na Ilha dos Pombos, no Rio Paraíba do Sul, na divisa dos municípios de Carmo e Além Paraíba, a obra de recuperação das estruturas de barreamento da Usina Hidroelétrica (UHE) da Ilha dos Pombos.
No vídeo divulgado pela empresa (confira no fim da notícia), os técnicos responsáveis pelas obras explicam com detalhes o que será feito na Usina da Ilha dos Pombos. Serão substituídas três comportas por nove comportas. A Usina da Ilha dos Pombos tem capacidade para 187 megawats. O trecho que será modernizado possui 160 metros de comprimentos e serão utilizados 30 mil metros cúbicos de concreto, que corresponde a meio estádio do Maracanã, para substituição de três comportas por nove novas comportas. A Light também preparou um projeto grande de meio ambiente. Foram elaborados programas de bem estar, visando atender melhor a comunidade. Serão implantados também programas de aproveitamento da flora.
Ao término da obra, segundo os técnicos que estão a frente, haverá mais segurança para a comunidade próxima da barragem. “Após a realização dessa obra, com a modernização do vertedouro, teremos comportas mais simples de ser operadas e mantidas. Aumentaremos o fator de segurança da barragem e a gestão de controle de cheia no Rio Paraíba do Sul, próximo à barragem da Ilha dos Pombos, será mais eficiente e segura”, garante o superintendente de Usinas e Engenharia da Operação da Light, Renato Osório Ferreira.
A previsão é que parte das obras fiquem prontas até 2021, e sua conclusão até 2022. Na execução das obras, está previsto o envolvimento de 300 funcionários, com contratação de mão de obra local.
A Light Energia é a empresa do Grupo Light comprometida com a geração, transmissão e comercialização de energia renovável. Com capacidade de 855 megawatts, seu parque gerador é composto por cinco usinas hidrelétricas, nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo: Fontes Nova, Nilo Peçanha e Pereira Passos, que compõem o Complexo de Lajes, localizado no município fluminense de Piraí; Ilha dos Pombos, em Carmo, também no Estado do Rio de Janeiro; e Santa Branca, no município paulista de mesmo nome.
Geração de mais impostos
As Câmara Municipais de Além Paraíba e do Carmo votaram este ano projeto de lei de autoria dos Poderes Executivos Municipais autorizando firmar convênio de repartição do tributo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), com o município de Carmo (RJ), relativo a obras a serem realizadas na UHE Ilha dos Pombos (Light).
O imposto sobre o empreendimento a ser realizado no vertedouro do canal norte da UHE Ilha dos Pombos, estimado em mais de R$ 100 milhões, obra já iniciada no mês de julho com previsão de término em abril de 2022, será dividido entre os dois municípios, isto porque se entende que a UHE da Ilha dos Pombos está fincada em terras do Carmo e de Além Paraíba.
Confira o vídeo divulgado pela Light:
https://www.facebook.com/alberto.ferreira.3363/videos/10217764035712776/