Locais de prova de concurso público deverão ser próximos à residência de candidatos

Deputado Danniel Librelon (REP). Foto Thiago Lontra

Deputado Danniel Librelon (REP). Foto Thiago Lontra

Os órgãos da administração pública devem organizar as provas dos concursos públicos compatibilizando, sempre que possível, a residência do candidato com o local de realização das provas, de modo a direcioná-lo ao local mais próximo de sua residência. É o que determina o Projeto de Lei 5.346/22, do deputado Danniel Librelon (REP) e do parlamentar licenciado Anderson Moraes, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quinta-feira (22/08). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Em caso de descumprimento, o projeto prevê dois tipos de multa: a primeira de 10 mil UFIR -RJ, cerca de R$ 45 mil, ao titular do órgão que omitir a previsão da medida no momento da contratação da empresa; e a segunda de 20 mil UFIR-RJ, cerca de R$ 90 mil, para a empresa que não cumprir a norma, independentemente da etapa do concurso. Os valores arrecadados com as multas serão revertidos para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio (Procon-RJ).

A norma só valerá quando houver mais de um local de realização de prova. A proposta ainda determina que os locais de prova não poderão ter qualquer entrave, obstáculo, barreira ou comportamento que dificulte ou impossibilite a participação das pessoas com deficiência.

Ideia do PL surgiu no Parlamento Juvenil da Alerj

A ideia que originou a formulação desse projeto de lei nasceu no Parlamento Juvenil (PJ) da Alerj de 2023. Na ocasião, essa sugestão foi a que recebeu o maior número de votos na sessão de encerramento daquela edição do programa. E os autores do projeto vencedor são Isadora Ximenes Peclly Faria, de São José de Ubá/RJ; e Victor Hugo A. Bueno, de Miracema/RJ.

Diante da relevância do projeto, ele foi endossado pelos deputados Anderson, que já tinha uma proposição apresentada na Alerj com tema semelhante, e Librelon, que assina a proposta como coautor. O PL passou pela tramitação normal de toda medida legislativa da Casa e teve sua aprovação referendada em plenário para se tornar lei.

Ver anterior

Como atualizar os dados na plataforma do INSS

Ver próximo

Pré-candidato a prefeito de Carmo, César Ladeira é condenado por propagar fake news e fazer propaganda eleitoral antecipada

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!