Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em Carmo, a Associação de Artesanato dispõe de uma loja com a função de estimular o artesanato municipal. O lema dessa loja é não usar produtos de outras cidades, nem produtos industrializados, estimulando o artesanato local.
“Vivemos numa época em que o artesanato local está sendo esquecido pelos mais jovens, comprando tudo de fábricas dos grandes centros urbanos. Assim as cidades do interior perdem a sua identidade, originalidade de suas raízes. Também o artesanato cria uma função para muitas senhoras aposentadas, que antes ficavam ociosas em casa. Nessa loja da Ladeira de Pedra, tem muitas idosas acima de 70 anos, que se mantêm alegres, vivas e atuando na sociedade em função de trabalharem nessa associação. Alí é o lugar preferido delas, onde sentem-se úteis ainda na sociedade, fazendo artesanato e atendendo clientes!“, afirma o artista plástico Luciano Huguenin.
A loja está localizada na famosa Ladeira de Pedra, que foi construída pelos escravos em 1875, sendo um patrimônio histórico da cidade. Nesta loja estão dispostos também os quadros do artista Luciano Huguenin, de todos os mais variados estilos. A loja tem o apoio da prefeitura de Carmo, que promove cursos e eventos para os artesãos exibirem seus produtos.
A vereadora Priscila de Moura Peixoto, que mora no distrito Influência, está criando um projeto de lei na Câmara para incluir no calendário municipal “O Dia e a Semana do Artesanato”.
Será uma oportunidade para os artesãos mostrarem seus produtos, com outras áreas se apresentando. Como estará incluído no calendário municipal, e outras administrações serão obrigadas a realizar, pois será uma lei municipal, com orçamento direcionado será um grande passo criado pela vereadora Priscila, que irá beneficiar outras gerações, independente da direção política.
A vereadora Priscila abraçou a causa cultural, e está elaborando outros projetos para desenvolver a cultura de Carmo, também ajudando outras agremiações culturais. Ela está participando de reuniões com a Associação de Artesanato para absorver outras ideias.
Luciano Huguenin está colaborando também com sua experiência de mais de 30 anos na área cultural. Luciano é membro do Conselho Municipal de Cultura, sendo conselheiro responsável pelo setor de artes plásticas. “Assim com a união de todos a cultura vai aos poucos se reerguendo na cidade“, garante Luciano Huguenin.