Loja Leader encerra atividades no município de Miracema

A Loja Leader encerrou as suas atividades em Miracema, no último dia 29 de outubro, após 71 anos de atuação no município. A rede de lojas de departamentos foi fundada na cidade e nasceu com o intuito de oferecer “tudo o que as pessoas precisam em um só lugar”. Atualmente, a empresa conta com cerca de 90 lojas espalhadas por todo o país, e está presente em canais de vendas digitais, como o e-commerce e o WhatsApp.

Segundo especialistas, o desligamento da loja no município se deu devido à crise financeira que afeta a organização, desde o ano de 2020. A empresa possui uma dívida de R$1,2 bilhão, e a maioria dos débitos é com instituições financeiras. A loja também já deu entrada em um plano de recuperação judicial, no ano passado.

Breve história

A Loja Leader foi fundada em 1951, em Miracema, e a sua história começou com os irmãos Newton Gouvêa, José Laênio Gouvêa e o tio da família, Omar Gouvêa. Na época, o trio inaugurou o Bazar Leader na cidade, buscando vender produtos que interessassem a todo tipo de família e consumidor. Na ocasião, os jovens empreendedores abordavam novos clientes até em pontos de ônibus e também tinham estratégias de sucesso para vender produtos, que muitas vezes, ficavam “encalhados” nos estoques.

Com uma grande veia empreendedora, o pequeno negócio da família cresceu com o passar dos anos e ganhou novo espaço, com a inauguração de lojas no estado do Rio, em Itaperuna e em Muriaé (MG). Inicialmente, o novo negócio se apresentava de modo atacadista e de varejo, no qual vendia produtos variados, como tecidos e chapéus, e até sapatos a quilo.

Após algumas décadas, as lojas Leader cresceram e estão presentes em todo o Brasil. A empresa tem destaque em cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Atualmente, uma das marcas da rede de lojas é a criação do jingle “Já é Natal na Leader”, que virou uma tradição entre os clientes cariocas. A canção tornou-se popular e passou a representar para o público um marco da data comemorativa. Para muitos “Só é Natal, quando começa o Natal na Leader!

Crise financeira

Apesar de possuir uma história de sucesso, em 2020 as lojas Leader apresentaram problemas financeiros devido à pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, a empresa entrou no regime de proteção contra a falência. Segundo especialistas, o modelo de negócio da Leader, que valorizava as vendas de artigos para a classe C em lojas físicas, foi o que mais sofreu devido à pandemia, que forçou um crescimento acelerado de vendas no varejo digital.

Em maio de 2021, uma reportagem da Revista Exame destacou que os credores da rede de lojas aprovaram um plano de recuperação judicial, após um longo processo de negociação. O cronograma condicionava parte dos pagamentos ao faturamento da empresa e estipulava carência de 4 anos para a maioria dos credores.

Ainda segundo a Exame, o plano de recuperação judicial foi aprovado por todas as classes de credores (trabalhistas, credores sem garantia real e pequenas empresas), mesmo diante do ceticismo dos grandes detentores de créditos sobre a real capacidade da Leader em viabilizar seu modelo de negócios.

Estima-se que a dívida da rede de vestuário seja de R$1,2 bilhão, e a maioria dos débitos seja com organizações financeiras. Hoje, a Leader tem 90 lojas de roupas e artigos de cama, mesa e banho em 9 estados, e vive uma crise há pelo menos 5 anos, segundo pessoas familiarizadas com o negócio.

Por fim, para viabilizar a recuperação econômica da Leader, os credores financeiros devem começar a receber os pagamentos da empresa após carência de 4 anos. Do total a ser pago, 20% será quitado em 12 parcelas anuais até 2036 com juros de 2% ao ano mais TR. A partir de 2036, outros 30% só seriam quitados caso houvesse faturamento excedente, destinados 4% dessa receita da Leader ao ano para o pagamento das dívidas.

O plano de recuperação financeira ainda condiciona o pagamento dos 50% restantes à distribuição de dividendos, venda da empresa ou IPO (abertura de capital).

Ver anterior

Trajano realiza Festival Municipal de Poesia nas escolas

Ver próximo

Concurso público em Bom Jardim tem 109 vagas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!