Loteamento Morada Terra do Sol recebe esgotamento sanitário

Semana passada, a Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está realizando a obra de implantação de rede coletora de esgoto sanitário para a parte baixa do Loteamento Morada Terra do Sol, que fica nos limites com o vizinho município de Cordeiro.

De acordo com o prefeito Saulo Gouvea (PT), que esteve visitando o local na manhã de quarta-feira, 17 de setembro, a parte mais baixa do loteamento não contava com o benefício. “O esgoto era ligado diretamente na rede de captação de águas pluviais, o que, além de ser inadequado, para dizer o mínimo, começou a apresentar problema de vazamento, prejudicando não só os próprios moradores, mas, também, comunidades vizinhas. O que estamos fazendo é coletar esse esgoto e canalizá-lo numa rede separada e própria para isso, sem falar que implantamos caixas para facilitar o acesso à rede em caso de algum problema futuro”, explicou o prefeito.

A rede passa bem abaixo do loteamento, margeando a Rodovia RJ-160, para desembocar no Córrego Lavrinhas. No entanto, Saulo Gouvea também lembrou que, em breve, vão começar as obras de tratamento de esgoto sanitário da cidade, onde serão investidos quase R$ 15 milhões, resultado da elaboração do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico e inscrição do projeto junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília. “Com esses recursos, vamos transformar Cantagalo num grande canteiro de obras para que o esgoto seja coletado e canalizado para uma estação de tratamento, onde será tratado para a liberação de água limpa no Córrego Lavrinhas, que, por sua vez, como afluente, vai beneficiar o Rio Negro. Isto é investimento em saúde pública”.

Aproveitando a visita ao Loteamento Morada Terra do Sol e em conversa com moradores, o prefeito Saulo Gouvea também disse que está em busca de recursos estaduais ou federais para a realização de outra obra importante na comunidade: a pavimentação das ruas, com infraestrutura completa. “Os moradores podem ter certeza que vamos executar essa obra. Já estamos com várias outras em andamento, será uma questão de tempo, pois só tenho um ano e meio de gestão. Esse trabalho será realizado em breve”, finalizou.

Ver anterior

Friburgo recebe 2º Encontro de Vinil

Ver próximo

Brasil fará ‘Mapeamento Tecnológico do Cimento’

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!