Macuco completa 25 anos de emancipado

Macuco - capital do leite

Macuco – capital do leite

O início do desenvolvimento de Macuco deve-se, principalmente, ao Barão de Nova Friburgo, responsável pela execução da malha ferroviária para escoar a produção cafeeira de suas fazendas e região para a cidade do Rio de Janeiro – então capital do Império – em meados de 1860. Bernardo Clemente Pinto, cantagalense, adicionou ramais a primitiva ferrovia, prosperando o povoado de Macuco. O povoamento teve origem nos arredores Fazenda Cordeiro graças aos fluxos de colonização que se dirigiram para a localidade de Macuco e, também, de Cordeiro.

 

 

A localidade ganharia um forte impulso econômico após a construção de um curto ramal ferroviário de 20 km da Estrada de Ferro Cantagalo em 1885, que o ligava ao distrito vizinho de Cordeiro na época, escoando toda a produção cafeeira da região, além do transporte de passageiros. O Ramal de Macuco seria repassado à Estrada de Ferro Leopoldina em 1887, que durante a primeira metade do século XX, expandiria seu foco de negócios do café para o ramo da agropecuária, passando a atender a Cooperativa Regional de Macuco (até a extinção do ramal na década de 1960).

Subordinado ao município de Cantagalo, o então distrito de Cordeiro consegue sua autonomia municipal em 1943. O distrito de Macuco deixa de pertencer a Cantagalo e passa a ser incorporado territorialmente ao novo município de Cordeiro.

O antigo distrito do município de Cordeiro, Macuco, foi emancipado, após plebiscito realizado entre a população local, no dia 28 de dezembro de 1995 pela Lei n° 2497, sancionada pelo então governador Marcello Alencar.

Em 1997, foi instalado o município de Macuco, antigo segundo distrito de Cordeiro, como resultante de sua primeira eleição municipal, em 1996, na qual concorreram José Carlos Boaretto e Maurício Bittencourt Papelbaum. Maurício Bittencourt venceu as duas primeiras eleições, administrou o novo município por dois mandatos, até 2004.

O ex-prefeito Rogério Bianchini cumpriu dois mandatos (2005 – 2012), após ter sido vice-prefeito nos dois mandatos anteriores. Nas eleições de 2012, foi eleito Félix Lengruber, que assumiu a gestão da cidade de 2013 a 2016.

 

 

No pleito de 2016, o candidato Bruno Boaretto venceu com ampla vantagem e assumiu a prefeitura da cidade em 2017. Em 2020, Bruno Boaretto foi candidato único a prefeito, e foi reeleito com 100% dos votos válidos. Bruno Boaretto é sobrinho de José Carlos Boaretto, um dos maiores idealizadores da emancipação do município.

A principal atividade econômica de Macuco é a pecuária leiteira, e no município encontra-se instalada a Cooperativa Regional Agro-Pecuária de Macuco, segunda maior processadora de leite do estado.

Inaugurações

Para marcar as comemorações do aniversário do município, a Administração Municipal marcou algumas inaugurações de obras para hoje, dia 28 de dezembro.

Estaremos inaugurando as praças dos Bairros Paraíso e Reta às 16h e 18 h respectivamente. Devido a pandemia estaremos fazendo através de Lives e sem a presença de público, somente alguns representantes do Executivo, Legislativo e da família dos homenageados“, pediu em redes sociais, o prefeito Bruno Boaretto.

 

Ver anterior

“Orgulho Nacional”, por Dr Júlio Carvalho

Ver próximo

Advogado distribui brinquedos nos bairros de Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!