Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Manter em evidência iniciativas que garantam a segurança, o respeito e a dignidade feminina é um compromisso assumido publicamente pelo prefeito Bruno Boaretto em Macuco, como ficou claro na tarde de terça-feira, dia 09 de novembro, quando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizou o Worshop de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher .
Realizado no auditório do Rural Park, o encontro recebeu Erica Paes, coordenadora do Programa ‘Empoderadas’ do Governo do Estado, que já havia visitado recentemente o município. Dessa vez, a faixa preta de Jiu-Jitsu e especialista em segurança feminina reforçou a necessidade do enfrentamento à violência e passou noções de consciência dos riscos para que as mulheres, especialmente as mais vulneráveis, saibam evitá-los e garantam a integridade feminina.
A secretária Cláudia Bonan disse que o município adota políticas públicas para fortalecer as mulheres, conter a violência e construir uma sociedade com valores fortes e seguros, baseados no desenvolvimento humano. No mesmo tom, o prefeito externou a intenção de defender essa causa que define como nobre. “Estaremos esta semana com o secretário Matheus Quintal para solicitar a implantação de um Núcleo do Programa ‘Empoderadas’ em Macuco”, colocou Bruno Boaretto durante o workshop.
Erica Paes foi ovacionada ao declarar que suas palestras invocam a dignidade à luz da lei e que não ensina a mulher a bater em homem. Ela forneceu números alarmantes da violência contra a mulher no Brasil, deu exemplos de relações abusivas e mostrou como identificar sinais de um abusador e se antecipar aos fatos. Por fim, fez uma exibição de técnicas de defesa úteis às mulheres em casos de emergência.
Fotos: Raphael Oliveira