Macuco cumpre metas de Programa Estadual de Saúde

Implantado em 2019, o Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde, cuja sigla é PREFAPS, se configurou ultimamente numa eficaz estratégia adotada pela Secretaria Estadual de Saúde para financiar a Atenção Primária, cujo enfoque se dá pelo ‘Componente Desempenho’, ferramenta de qualificação das ações desenvolvidas pelas equipes de Atenção Primária à Saúde, que ocorre através do monitoramento e avaliação de indicadores estratégicos, estes definidos anualmente.

Atentos aos indicadores, os profissionais de saúde de Macuco mais uma vez atuaram para que o município cumprisse sete das oito metas estabelecidas numa avaliação de desempenho que engloba o Primeiro Quadrimestre de 2022. Dentre as metas alcançadas – numa aferição que se refere à razão em relação à proporção – se destacaram: atendimentos médicos na Atenção Primária e estimativa da população coberta pela Estratégia de Saúde da Família (ESF); enfermagem na Atenção Primária; proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natais.

E não para por aí. Também estão incluídas nessa lista de aprovação – também levando em conta razão e proporção – a cobertura do estado nutricional e a triagem neonatal no SUS (Sistema Único de Saúde); atendimentos individuais de médicos e enfermeiros aos adultos hipertensos e diabéticos. Além disso, outro fator positivo é o Projeto VIVA BEM, voltado à prevenção de hipertensão e diabetes, criado pela Secretaria de Saúde de Macuco e executado pelas ESFs, cuja missão é implementar acompanhamento impecável a esses pacientes, fornecendo insumos como aparelhos e fitas para verificação de glicose aos insulino dependentes.

Mais um índice positivo que evidencia o alto nível de nossas equipes de Atenção Básica à Saúde, que exibem constantemente um comprometimento profissional excelente e incontestável. Mais que isso, externam o apreço à qualidade de vida dos pacientes e o respeito à vida”, comentou com satisfação o secretário Juninho da Saúde.

Ver anterior

De acordo com dados do Ministério da Saúde, nenhuma criança nasceu com HIV em Nova Friburgo até setembro de 2022

Ver próximo

Começa hoje a Festa da Cidade em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!