Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Aproveitar momentos de diversão e integração regional durante eventos festivos para propor um debate amplo, definitivo e tratado por técnicos que conheçam bem as questões intimamente ligadas à ‘melhor idade’. Assim transcorreu, no dia 7 de junho, véspera de feriadão, o I Sarau de Outono da Terceira Idade, organizado pela Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco.
Se a ocasião já estava sendo especial por marcar a visitação amistosa e agradável do Grupo da Terceira Idade de Trajano de Moraes – que de maneira interativa e cooperativa se uniu ao grupo macuquense para celebrar uma surpreendente e prazerosa ‘tarde dançante’ –, nada mais útil e indispensável que levantar assuntos de grande relevância para essa faixa etária tão receptiva e merecedora de um tratamento digno, respeitável e afetivo, comprovado pela participação da advogada Danielle Fernandes.
Com atuação na Defensoria Pública da Prefeitura de Macuco, Dra. Danielle conhece bem os direitos da terceira idade e conseguiu com uma palestra objetiva e acessível falar claramente sobre o Junho Violeta, mês que faz alusão às ações visando conscientizar a sociedade enquanto busca coibir a ‘Violência Contra a Pessoa Idosa’. Ela relatou a importância dos cuidados com os idosos e também sobre como denunciar atos de violência física, psicológica e do abandono. “Eles são fonte de sabedoria, experiência e amor e é nosso dever garantir que vivam com dignidade”, disse.
Anfitriã do encontro, a secretária Margareth Anselmo – acompanhada da subsecretária Elaine Lopes – declarou que a ação conjunta entre Macuco e Trajano reforça os laços de amizade, respeito, consideração e cooperação mantidos pelos dois municípios. “Foi uma honra ter os trajanenses conosco! Externo minha gratidão à primeira dama e secretária de Assistência Social Juliana Viana, à sua subsecretária Caroline Lessa, à coordenadora do Envelhecimento Jaqueline Dias e aos demais integrantes da comitiva! Macuco está sempre de braços abertos”, agradeceu Margareth.
Ao término do encontro, os integrantes do Grupo da Terceira Idade de Macuco entregaram mudas de plantas como recordação aos visitantes.
Fotos: Rodrigo Cuco