Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 25 de novembro, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, em Macuco, foi realizada a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) relativa ao segundo semestre de 2014, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A solenidade reuniu cerca de 100 formandos do 5º ano das escolas envolvidas, e os alunos fizeram o juramento se comprometendo a resistir às drogas e qualquer tipo de violência.
Em Macuco, o instrutor do Proerd, cabo Luiz Eduardo Ferreira Gualberto, foi o responsável por ministrar o curso. Durante a cerimônia, o policial lembrou o papel dos pais na família, na educação dos filhos e na responsabilidade dos caminhos que eles devem trilhar.
O Proerd é a adaptação brasileira do programa norteamericano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e, hoje, é adotado em todo o país. Possui, como material didático, o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e policiais no desenvolvimento das lições.
O programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas é um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que, imbuída de sua missão institucional, busca uma sociedade mais saudável e feliz.
Alunos friburguenses dão show de talentos em culminância de projeto
A Escola Municipal Cêfel, no Paissandu, viveu uma manhã diferente no último dia 25 de novembro. Cerca de 100 crianças, de quatro escolas municipais, fizeram suas apresentações no auditório na culminância do projeto ‘Andarilhos da Geografia e da História’, da Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação do Ensino Fundamental. Participaram do projeto alunos das escolas municipais Tiradentes, Jardel Hottz, Estação do Rio Grande e São Lourenço, apresentando peças de teatro, números de danças, exposição de maquetes, poesia e um vídeo documentário.
Da equipe organizadora, estiveram presentes as professoras Jussara Camilo, Alexandra Ruppar e Josiane Teixeira, além de Valéria Toledo. O prefeito Rogério Cabral (PSD) prestigiou o evento em companhia da mãe, Dona Lena.
O trabalho dos alunos da escola Tiradentes possibilitou a todos conhecer um pouco mais além do bairro onde vivem, retratado num vídeo documentário. Os alunos da Escola Estação do Rio Grande, além de maquetes de aspectos do bairro, apresentaram poesias sobre o lugar.
A turma da Escola Jardel Hottz, em maior número, apresentou uma peça de teatro, recitou poemas e mostrou um musical. Já a Escola São Lourenço apresentou uma música sobre o lugar e uma peça contando um pouco da vida do prefeito Rogério Cabral, nascido e criado na localidade, com o título ‘A vida de Pedro Rogério’, mostrando detalhes dele desde menino até se eleger vereador, deputado estadual e prefeito.
No encerramento do evento, o prefeito falou aos presentes, mostrando-se feliz com as apresentações, inclusive sobre sua vida. E, por ter sido eleito vereador, deputado estadual e prefeito, é muito grato à população, que acreditou em suas propostas. Quanto ao projeto ‘Andarilhos da Geografia e da História’, Cabral disse ser um trabalho muito importante para as crianças, principalmente do interior, que, como ele, um dia podem, inclusive, se engajar na política.
Ao encerrar seu pronunciamento, o prefeito comentou que tem procurado melhorar as condições dos servidores públicos, principalmente os profissionais da educação. E exortou os alunos a continuar estudando para que garantam seu futuro.
Projeto Despertar, do grupo Lafarge, continua beneficiando alunos cordeirenses
Desenvolvido através de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e o Grupo Lafarge – componente do Polo Cimenteiro de Cantagalo –, o Projeto Despertar continua oportunizando novas formas de aprendizado aos estudantes que integram a rede municipal de ensino em Cordeiro.
No último dia 14 de novembro, no Centro Cultural Ione Pecly, foi realizado um novo encontro baseado no programa, cujo objetivo é exatamente despertar nos jovens suas vocações pessoais e profissionais, levando em consideração as oportunidades mais atuais. O público alvo foram alunos do 9° ano escolar dos educandários José Pinho de Carvalho, no bairro Iperj; Zuleika Júdice de Mattos Rodrigues, no Retiro Poético; e Colégio Estadual Constança Soares Teixeira, nas Lavrinhas.
A cada encontro, os alunos renovam a chance de interagir com diferentes profissionais, conhecem novas técnicas aplicadas nos mais diversos segmentos e aumentam seus conhecimentos, o que os possibilita vislumbrarem um futuro de sucesso no competitivo mercado de trabalho, seja qual for a área escolhida para a atuação.
Num encontro presenciado pelo prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) e pela diretora do Departamento de Educação, Jacqueline Ramos, os instrutores Edmilson e Péricles, representando a Lafarge, explanaram sobre o tema ‘Tecnologia da Informação (TI)’, aguçando o interesse dos jovens estudantes.
Reconhecendo na parceria uma ponte entre alunos e o êxito profissional, Monteiro citou experiências pessoais enquanto estudante. “É louvável a atitude de vocês ao aproveitar esse aprendizado. Conhecimento nunca é demais e, mais cedo ou mais tarde, passará a ser um aliado importante em suas vidas”.